A importância da educação física para a alfabetização das crianças de 1º e 2º anos do ensino fundamental do município de Serafina Corrêa
Resumo
Este estudo procurou mostrar a percepção dos professores de currículo das turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Serafina Corrêa–RS a respeito de questões importantes relacionadas a Educação Física trabalhadas nessas séries. Para tanto, buscou-se saber qual a visão dos mesmos sobre Disciplina de Educação Física, quais os conteúdos que haviam tido em sua formação a respeito deste componente curricular, que objetivos consideravam importantes atingirem com seus alunos e de que forma trabalhavam nas suas aulas para alcançá-los. Procurou-se saber, também qual o tempo destinado a ela e as metodologias usadas, bem como os problemas mais frequentes tidos no dia a dia em sala de aula bem como, a quem caberia dar a disciplina de Educação Física. Pode-se perceber, através dos resultados obtidos que a formação recebida na área de educação física está aquém das necessidades encontradas pelos professores no dia a dia, sendo que os mesmos, muitas vezes, não conseguem fazer um bom planejamento, muito menos tê-la como um recurso para a alfabetização, além de toda a importância que traz por si só, pois reconhecem apenas atividades. Notou-se ainda, que muitas vezes a Educação Física, como disciplina escolar, não é tratada com a devida importância, tanto na formação do aluno, como das professoras. Ainda, referente a questão sobre quem deve ministrar as aula de Educação Física, não houve um consenso, mas a sugestão de que fosse o especialista, que se utilizasse de seus conhecimentos específicos para um trabalho conjunto com o professor da turma, onde o objetivo seria um só, o sucesso do educando como um todo.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: