Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCampos, Rosana Soares
dc.contributor.advisorCenci, Márcio Paulo
dc.creatorFreire, Maria Georgina
dc.date.accessioned2019-02-20T16:02:40Z
dc.date.available2019-02-20T16:02:40Z
dc.date.issued2016-01-20
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15699
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis paper reports the power relationship exerted by Maintainer (SEDUC) with the State Centers for Youth and Adult Education (NEEJAs) of Rio Grande do Sul, more specifically to NEEJA of Missões Palmeira. This research was driven by the Working survey data Course Conclusion (TCC) held in 2012, the Sociology of study in high school (post-graduate) and direct contact coordination with the situation which is experiencing NEEJA Palmeira Missões. 2012 urvey data revealed that among the terms: dialogue, mediation, interaction school / family and pedagogical practice, the term "power relationship" is still ignored or denied by some teachers. The sociology course possible knowledge of important authors who have studied the relationship of power, as Michel Foucault and Max Weber, among others. These impulses have allowed a more detailed study of this complex process experienced by NEEJA Palmeira Missões, with regard to termination of employment for Wholeness. The objective of this study is to test the keeper of the response threshold relative to its retained within the principles of democratic management. This research confirms the hypothesis that this relationship, Maintainer and core, hurt these principles.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRelação de poderpor
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectCoordenação pedagógicapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectPower relationseng
dc.subjectSociologyeng
dc.subjectEducation supervisioneng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleRelação de poder e gestão democráticapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Jaguarão, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Sociologia no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho relata a relação de poder exercida pela Mantenedora (SEDUC) com os Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (NEEJAs) do Rio Grande do Sul, mais especificamente ao NEEJA de Palmeira das Missões. Essa investigação foi impulsionada por dados de pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizada em 2012, do Estudo da Sociologia no Ensino Médio (pós –graduação) e o contato direto da coordenação com a situação a qual está vivenciando o NEEJA de Palmeira das Missões. Os dados da pesquisa de 2012 revelaram que entre os termos: diálogo, mediação, interação escola /família e prática pedagógica, o termo "relação de poder" ainda é ignorado ou negado por alguns professores. O curso de sociologia possibilitou o conhecimento de importantes autores que estudaram a relação de poder, como: Michel Foucault e Max Weber, entre outros. Esses impulsos permitiram um estudo mais detalhado desse processo complexo vivenciado pelo NEEJA de Palmeira das Missões, no que concerne a extinção do trabalho por Totalidade. O objetivo deste trabalho é verificar o limite de atuação da mantenedora em relação a sua mantida, dentro dos princípios da gestão democrática. Esta pesquisa vem confirmar a hipótese de que esta relação, Mantenedora e NEEJA, ferem esses princípios.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto