Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZimmermann, Ana Paula da Rosa Cristino
dc.creatorOliveira, Angela Graciela de
dc.date.accessioned2019-02-26T15:51:21Z
dc.date.available2019-02-26T15:51:21Z
dc.date.issued2015-11-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15760
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe research aimed to understand the way how it is the management and organization of a State School of Não-Me-Toque (RS). This study was based on a qualitative methodology, the type case study. In order to understand the perceptions and points of view of the school community about the School Management, who are the managers present daily at school, and the importance of School Management in the educational process, interviews were conducted with members of the management team, faculty, staff, student's father and school students. The data were interpreted by simple categorization, being close to the content analysis. As a result of the research, we can see that the school community recognizes the importance of school management and managers in the school routine. But the anti-democratic stance still remains very striking in our society, tying all the responsibilities of the school management over the director or the management team. This way, not being responsible for the results achieved by the school. While everyone believes that democratic governance is essential for building an egalitarian society, it, in practice, still faces many difficulties that must be overcome. So we need to give space for discussions on the subject and awaken political consciousness of future generations. This is another challenge for education process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectGestores na escolapor
dc.subjectDemocratic managementpor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectManagers in schooleng
dc.titleO cotidiano da gestão em uma escola estadual de Não-Me-Toque (RS)por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo geral compreender como é o cotidiano a gestão e organização de uma Escola Estadual em Não-Me-Toque (RS). Este estudo foi fundamentado na metodologia de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, a fim de compreender as percepções da comunidade escolar sobre como acontece a gestão escolar, quem são os gestores presentes no cotidiano da escola a importância da gestão escolar no processo educativo, foram realizadas entrevistas com os integrantes da equipe diretiva, professores, funcionários, pai de aluno e alunos da escola. Os dados foram interpretados por categorização simples, aproximada da análise de conteúdo. Como resultado da pesquisa, podemos observar que a comunidade escolar reconhece a importância da gestão escolar e dos gestores no cotidiano da escola. Porém, a postura antidemocrática ainda permanece muito marcante em nossa sociedade, atrelando a responsabilidade sobre a gestão da escola sobre o diretor ou sobre a equipe diretiva. Desta forma a comunidade exime-se de responsabilidade sobre os resultados alcançados pela escola, e coloca-se como expectadora e não parte dos problemas ou soluções. Embora todos acreditem que a gestão democrática seja essencial para a construção de uma sociedade igualitária, ela na prática ainda encontra muitas barreiras que precisam ser superadas. Portanto é preciso dar abertura para discussões sobre o assunto e despertar conscientização política emancipatória, voltada para o pensamento crítico das futuras gerações. Este é mais um desafio para a educação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto