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dc.creatorParreira, Fábio
dc.creatorSilveira, Sidnei
dc.creatorBertolini, Cristiano
dc.creatorSevero, Rosane
dc.date.accessioned2019-02-28T20:14:10Z
dc.date.available2019-02-28T20:14:10Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationPARREIRA, Fábio ... [et al]. Introdução a algoritmos/UFSM. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2017.por
dc.identifier.isbn978-85-8341-201-4por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15820
dc.descriptionMaterial Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Computaçãopor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectComputaçãopor
dc.subjectAlgoritmospor
dc.titleIntrodução a algoritmospor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoEste livro foi produzido para servir como material didático digital básico para o desenvolvimento da disciplina de Introdução a Algoritmos, do Curso de Licenciatura em Computação. Para que o futuro Licenciado em Computação, inicie o processo de aprendizado de programação de computadores, utilizaremos um ambiente de programação, o VisuAlg. A disciplina envolve o estudo de algoritmos e lógica de programação e o livro está organizado em 7 unidades, assim divididas: – Unidade 1: Fundamentos de Programação – aborda os conceitos de algoritmos, constantes, variáveis, tipos de dados e formas de representação de algoritmos; – Unidade 2: Operadores e Tipos de Dados – envolve o uso de expressões aritméticas e lógicas necessárias para a construção de algoritmos; – Unidade 3: Algoritmos Sequenciais – compreende o estudo e aplicação dos comandos básicos de um algoritmo sequencial, envolvendo entrada de dados, processamento e saída; – Unidade 4: Algoritmos com Decisão – envolve o estudo dos comandos que permitem o controle do fluxo de decisão em algoritmos; – Unidade 5: Algoritmos com Repetição: estudo dos comandos que permitem o controle de fluxo de repetição em algoritmos; – Unidade 6: Estruturas de Dados Básicas – aborda o uso de vetores e matrizes em algoritmos; – Unidade 7: Funções e Procedimentos – aborda o uso de métodos/sub-rotinas em algoritmos. Cabe lembrar que, em todas as unidades, são apresentadas séries de exercícios, elaborados a partir da experiência dos professores em sala de aula e de outros materiais referentes à lógica de programação. A metodologia empregada é a aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning). Por meio desta metodologia, os processos de ensino e de aprendizagem são transformados em questões (problemas), permitindo que os alunos aprendam a resolver problemas relacionados ao seu futuro profissional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::ANALISE DE ALGORITMOS E COMPLEXIDADE DE COMPUTACAOpor


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