Qual é a sua dança? dança para crianças e adolescentes
Visualizar/ Abrir
Data
2017Autor
Duarte, Gustavo de Oliveira
Silva, Maria Rubia Alves da
Freitas, Bruna de Bragas
Potrich, Bruna
Nascimento, Djenifer
Mendes, Felipe
Santoro, Isaura
Neto, Manoel
Santos, Oneide Alessandro
Fredrich, Vanessa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este material apresenta ações do grupo vinculado ao subprojeto Pibid Dança da UFSM, idealizado e implantado, no ano de 2014, pela Prof.ª Dr.ª Mara Rubia Alves da Silva, reconhecida educadora da área de Dança e da Ginástica do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD/UFSM). Em parceria o Prof. Gustavo de Oliveira Duarte, que atuou como colaborador do Pibid Dança e atualmente atua na coordenação do projeto. As atividades do Pibid Dança têm como público-alvo os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental vinculados a duas escolas públicas de Santa Maria/RS: a Escola Estadual de Ensino Fundamental General Edson Figueiredo, localizada no bairro Nossa Senhora de Lourdes, e a Escola Municipal Vicente Farencena, localizada no bairro Camobi, próximo à ufsm. De uma maneira geral, o Pibid Dança atua por meio de duas ações: a primeira, vinculada aos objetivos e análises reflexivas da docência em Dança, ligada diretamente ao currículo das Escolas, especificamente à disciplina de Artes; e a segunda por meio de oficinas de Dança com temáticas variadas, de acordo com o contexto vivenciado, os interesses dos estudantes, professores/as e/ou da comunidade em geral. Inspirados em caminhos didáticos metodológicos para o ensino de Dança, as atividades propostas com as turmas foram organizadas a partir de quatro eixos: Consciência Corporal, Fatores do Movimento, Paisagens Sonoras e Criação e Composição, integrando o estudo reflexivo do grupo e a organização das atividades de ensino e de pesquisa.
Coleções
- Ebooks (Livros) [327]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item:
Itens relacionados
Mostrando itens relacionados por título, autor e assunto.
-
A in-visibilidade das danças urbanas nos cursos de licenciatura em dança no Brasil
Nascimento, Djenifer Geske (2021-09-10)A presente dissertação de mestrado entrecruza as temáticas danças urbanas e formação de professores de dança dentro do ensino superior. Buscou compreender como ocorrem os processos de IN-visibilização das danças urbanas ... -
Aprendizagem de danças populares: implicações dos métodos global e parcial progressivo na aquisição e retenção de uma coreografia
Garlet, Martinha Leila (2004-05-06)Atualmente a habilidade motora dança está presente nas Escolas, fazendo parte dos conteúdos e assumindo uma função educativa. Porém muitas vezes o professor fica inseguro quanto ao método que deve utilizar, para que o ... -
Entre olhares: processo de criação em dança de salão contemporânea
Rosa, Taís Machado da (2019-12-04)O presente trabalho tem por objetivo apresentar a Dança de Salão com uma visão artística contemporânea, por meio de estudo etnográfico e auto-etnográfico. O processo artístico foi realizado com um grupo de mulheres com ...