Parâmetros curriculares nacionais – Educação Física: sua influência no planejamento das aulas nos anos iniciais
Resumo
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da Educação Física oportunizam ao aluno, através da Cultura de Movimento Humano, a incorporação de conhecimentos, valores e habilidades, expressos principalmente nas manifestações do esporte, do jogo, da ginástica, da luta e da dança. Dessa forma, pensando na importância e na influência dos PCN para a Educação Física nos anos iniciais, bem como na importância ao apoio pedagógico, metodológico e ao planejamento das aulas de Educação Física, a presente pesquisa teve como objetivo verificar a influência dos PCN nos planos de aula e conteúdos desenvolvidos na Educação Física do quarto ano do ensino fundamental. A amostra foi constituída por seis professores do quarto ano do Ensino Fundamental do município de Nova Hartz/RS. Utilizou-se como ferramenta de coleta de dados um questionário com onze questões abertas e para análise dedados, a análise de conteúdo. Por meio dos resultados observados, constatou-se que a maioria dos professores era do sexo feminino, formados em Licenciatura Plena em Educação Física e possuíam pouco tempo de atuação no magistério. Os conteúdos desenvolvidos estavam em consonância aos propostos pelos PCN, não havendo, porém, contemplação de todos os conteúdos, com ausência dos temas de lutas e conhecimentos sobre o corpo. Contudo, os PCN representam, aos professores, um aporte para o planejamento das aulas, referencial teórico, referencial para o plano de trabalho e metodologia a ser seguida no desenvolvimento dos conteúdos.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: