Mostrar registro simples

dc.creatorFranciscatto, Maria Helena
dc.date.accessioned2019-03-12T19:28:05Z
dc.date.available2019-03-12T19:28:05Z
dc.date.issued2018-07-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15886
dc.description.abstractSituation Awareness (SA) involves the correct interpretation of situations, allowing systems to respond to the observed environment and providing support for decision making in many systems domains. Speech therapy is an example of domain where situation awareness can provide benefits, since practitioners should monitor the patient in order to perform therapeutic actions. Also, Case-Based Reasoning (CBR) may contribute to the area, since it uses prior knowledge to solve problems. However, few proposals in the area perform interpretation of a situation to aid in these tasks, just as the CBR methodology is little addressed. For this reason, a recommendation system based on a situation awareness model is proposed, which uses CBR to make useful recommendations to the Speech-Language Pathologists (SLPs) based on the knowledge acquired about the patient. The recommendation system aims to aid clinical decision making, and it is described through an architecture composed of five distinct modules, of which three are specified in the present dissertation - Perpection, Classification and Comprehension. In addition to being based on Situation Awareness and Case-Based Reasoning, the architecture incorporates concepts from the Cognitive Development Theory, as a way of cognitively increasing the proposal and making recommendations that are useful to the SLPs. In the tests performed with respect to the Classification Module, the system was able to classify infant pronunciations with an accuracy above 92%. In the Comprehension Module, error patterns in infant pronunciation were identified, allowing the recommendation of repair strategies to the SLPs and providing support in the screening and therapeutic planning processes.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConsciência de situaçãopor
dc.subjectRaciocínio baseado em casospor
dc.subjectTeoria do desenvolvimento cognitivopor
dc.subjectSistemas de recomendaçãopor
dc.subjectDesordens dos sons da falapor
dc.subjectReconhecimento de falapor
dc.subjectSituation awarenesseng
dc.subjectCase-based reasoningeng
dc.subjectCognitive development theoryeng
dc.subjectSpeech sound disorderseng
dc.subjectSpeech recognitioneng
dc.titleSistema de recomendação para triagem de desordens dos sons da fala infantil baseado em um modelo de consciência de situaçãopor
dc.title.alternativeRecommender system for screening of speech sound disorders based on a situation awareness modeleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoConsciência de Situação envolve a correta interpretação de uma situação, permitindo que um sistema responda ao ambiente observado e forneça suporte à tomada de decisões em muitos domínios de sistemas. A fonoaudiologia é um exemplo de domínio onde a consciência de situação pode proporcionar benefícios, uma vez que os profissionais devem monitorar o paciente para realizar ações terapêuticas. Ainda, o Raciocínio Baseado em Casos (CBR) pode contribuir para a área, visto que utiliza conhecimento prévio para resolução de problemas. No entanto, poucas propostas na área realizam interpretação de uma situação para auxiliar nessas tarefas, assim como a metodologia CBR é pouco abordada. Neste sentido, é proposto um sistema de recomendação baseado em um modelo de consciência de situação, que utiliza raciocínio baseado em casos para fazer recomendações úteis ao fonoaudiólogo com base no conhecimento adquirido sobre o paciente. O sistema de recomendação objetiva auxiliar a tomada de decisão clínica, e é descrito por meio de uma arquitetura composta por cinco módulos distintos, sendo que, destes, três são especificados na presente dissertação - Percepção, Classificação e Compreensão. Além de basear-se em Consciência de Situação e Raciocínio Baseado em Casos, a arquitetura incorpora conceitos da Teoria do Desenvolvimento Cognitivo como forma de incrementar cognitivamente a proposta e as recomendações ao profissional de fonoaudiologia. Nos testes realizados com relação ao Módulo de Classificação, o sistema foi capaz de classificar pronúncias infantis com uma precisão acima de 92%. No Módulo de Compreensão, padrões de erro na pronúncia infantil foram identificados, permitindo a recomendação de estratégias de reparo ao fonoaudiólogo e fornecendo suporte nos processos de triagem e planejamento terapêutico.por
dc.contributor.advisor1Lima, João Carlos Damasceno
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8369217264362638por
dc.contributor.referee1Medina, Roseclea Duarte
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6560346309368052por
dc.contributor.referee2Costa, Cristiano André da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9637121030877187por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4898910271125102por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International