dc.creator | Franciscatto, Maria Helena | |
dc.date.accessioned | 2019-03-12T19:28:05Z | |
dc.date.available | 2019-03-12T19:28:05Z | |
dc.date.issued | 2018-07-10 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15886 | |
dc.description.abstract | Situation Awareness (SA) involves the correct interpretation of situations, allowing systems
to respond to the observed environment and providing support for decision making in many
systems domains. Speech therapy is an example of domain where situation awareness
can provide benefits, since practitioners should monitor the patient in order to perform therapeutic
actions. Also, Case-Based Reasoning (CBR) may contribute to the area, since
it uses prior knowledge to solve problems. However, few proposals in the area perform
interpretation of a situation to aid in these tasks, just as the CBR methodology is little addressed.
For this reason, a recommendation system based on a situation awareness model
is proposed, which uses CBR to make useful recommendations to the Speech-Language
Pathologists (SLPs) based on the knowledge acquired about the patient. The recommendation
system aims to aid clinical decision making, and it is described through an architecture
composed of five distinct modules, of which three are specified in the present dissertation
- Perpection, Classification and Comprehension. In addition to being based on Situation
Awareness and Case-Based Reasoning, the architecture incorporates concepts from the
Cognitive Development Theory, as a way of cognitively increasing the proposal and making
recommendations that are useful to the SLPs. In the tests performed with respect to the
Classification Module, the system was able to classify infant pronunciations with an accuracy
above 92%. In the Comprehension Module, error patterns in infant pronunciation were
identified, allowing the recommendation of repair strategies to the SLPs and providing support
in the screening and therapeutic planning processes. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Consciência de situação | por |
dc.subject | Raciocínio baseado em casos | por |
dc.subject | Teoria do desenvolvimento cognitivo | por |
dc.subject | Sistemas de recomendação | por |
dc.subject | Desordens dos sons da fala | por |
dc.subject | Reconhecimento de fala | por |
dc.subject | Situation awareness | eng |
dc.subject | Case-based reasoning | eng |
dc.subject | Cognitive development theory | eng |
dc.subject | Speech sound disorders | eng |
dc.subject | Speech recognition | eng |
dc.title | Sistema de recomendação para triagem de desordens dos sons da fala infantil baseado em um modelo de consciência de situação | por |
dc.title.alternative | Recommender system for screening of speech sound disorders based on a situation awareness model | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Consciência de Situação envolve a correta interpretação de uma situação, permitindo que
um sistema responda ao ambiente observado e forneça suporte à tomada de decisões em
muitos domínios de sistemas. A fonoaudiologia é um exemplo de domínio onde a consciência
de situação pode proporcionar benefícios, uma vez que os profissionais devem
monitorar o paciente para realizar ações terapêuticas. Ainda, o Raciocínio Baseado em
Casos (CBR) pode contribuir para a área, visto que utiliza conhecimento prévio para resolução
de problemas. No entanto, poucas propostas na área realizam interpretação de
uma situação para auxiliar nessas tarefas, assim como a metodologia CBR é pouco abordada.
Neste sentido, é proposto um sistema de recomendação baseado em um modelo
de consciência de situação, que utiliza raciocínio baseado em casos para fazer recomendações
úteis ao fonoaudiólogo com base no conhecimento adquirido sobre o paciente. O
sistema de recomendação objetiva auxiliar a tomada de decisão clínica, e é descrito por
meio de uma arquitetura composta por cinco módulos distintos, sendo que, destes, três são
especificados na presente dissertação - Percepção, Classificação e Compreensão. Além
de basear-se em Consciência de Situação e Raciocínio Baseado em Casos, a arquitetura
incorpora conceitos da Teoria do Desenvolvimento Cognitivo como forma de incrementar
cognitivamente a proposta e as recomendações ao profissional de fonoaudiologia. Nos
testes realizados com relação ao Módulo de Classificação, o sistema foi capaz de classificar
pronúncias infantis com uma precisão acima de 92%. No Módulo de Compreensão,
padrões de erro na pronúncia infantil foram identificados, permitindo a recomendação de
estratégias de reparo ao fonoaudiólogo e fornecendo suporte nos processos de triagem e
planejamento terapêutico. | por |
dc.contributor.advisor1 | Lima, João Carlos Damasceno | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8369217264362638 | por |
dc.contributor.referee1 | Medina, Roseclea Duarte | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6560346309368052 | por |
dc.contributor.referee2 | Costa, Cristiano André da | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9637121030877187 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4898910271125102 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Ciência da Computação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |