Ensino fundamental de 9 anos: a gestão do trabalho administrativo-pedagógico da professora de uma escola multisseriada
Resumo
O presente estudo investiga a gestão do trabalho administrativo-pedagógico em uma
escola multisseriada do interior do município de Passo do Sobrado/RS, através do
trabalho da professora gestora da referida escola, diante da obrigatoriedade do Ensino
Fundamental de nove anos proposto na Lei 11.274/2006. Tal investigação desenvolveuse
a partir de um estudo de cunho qualitativo, utilizando-se de observações e uma
entrevista com a professora gestora como procedimentos para a coleta de dados. O
presente estudo comenta a legislação educacional brasileira relacionada à ampliação
do ensino fundamental, bem como, investiga o trabalho administrativo-pedagógico da
professora gestora da escola mencionada, com destaque especial para o trabalho
desenvolvido junto à turma do primeiro ano. Pode-se aferir que a ampliação do ensino
fundamental agregou desafios ao trabalho realizado pela professora gestora, sujeito
desta pesquisa, haja vista que ela é a principal responsável pelas modificações
necessárias, sobretudo no trabalho com a turma de primeiro ano em um contexto que
precisa administrar o limitado tempo e espaço para atender quatro turmas de distintos
níveis das séries iniciais de ensino fundamental em uma mesma sala e no mesmo
horário. Conclui-se que a professora gestora da referida instituição tem conhecimento
das modificações necessárias em sua práxis pedagógica para o bom desenvolvimento
e aprendizagem dos estudantes. Contudo, esta não tem conseguido atender as
necessidades específicas das crianças, principalmente as de seis anos de idade do
primeiro ano, tal como preconiza a legislação. Não se pode negar, porém, que esta
professora gestora busca superar as limitações em seu trabalho administrativo-pedagógico cotidianamente.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]