Um olhar sobre a formação de professores que ensinam matemática no contexto da educação inclusiva
Resumen
O presente estudo objetivou investigar as contribuições do projeto "Formação de professores que ensinam Matemática e Educação Inclusiva: desafios e possibilidades" para os sujeitos em formação. Partiu-se do pressuposto de que, se por um lado, o número de alunos com deficiência que ingressa na rede regular de ensino cresce continuamente, por outro, a falta de conhecimento sobre metodologias a serem utilizadas, bem como o "despreparo" para enfrentar essa realidade, são aspectos destacados por participantes de projetos que visam articular Educação Matemática e Educação Inclusiva. Nesse sentido, salienta-se a relevância de um processo de formação docente contínuo que propicie a construção de conhecimentos de forma crítica e reflexiva. É relevante, também, avaliar atividades de formação já desenvolvidas, pois é uma forma de compreender o que tem sido feito nessa perspectiva e seus efeitos no contexto educacional. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, tendo o questionário como instrumento de coleta de dados, o qual foi respondido por futuros professores e professores participantes do projeto "Formação de professores que ensinam Matemática e Educação Inclusiva: desafios e possibilidades". Posteriormente, os dados obtidos foram analisados segundo o critério de categorização englobado na análise de conteúdo, os quais resultaram na organização de meta-textos, fundamentados a partir de estudos bibliográficos acerca do tema deste estudo. Assim, os resultados da pesquisa evidenciam as contribuições do projeto na formação dos sujeitos envolvidos e destacam a necessidade de criação de espaços de formação que visem articular Educação Matemática e Educação Inclusiva, proporcionando a construção de materiais didático-pedagógicos voltados para esse contexto, bem como desenvolvimento de atividades envolvendo a resolução de problemas.
Colecciones
- Educação Matemática [27]