O uso das mídias favorecendo a vivência em artes na turma 62
Resumen
O presente artigo relata uma experiência pedagógica realizada em aulas de artes,
onde foram utilizadas diferentes mídias para oportunizar uma vivência no meio
artístico ao grupo de alunos da turma 62, da Escola Estadual de Educação Básica
Pedro Nunes de Oliveira, que possui 26 integrantes entre 12 a 16 anos de idade,
apresentando as atividades, reflexões e conclusões ou interrogações a que chegaram
após algumas atividades utilizando as diferentes mídias existentes na escola. Seu
objetivo é promover o acesso destes alunos a arte, mesmo que estes se encontrem
longe de grandes centros culturais, fazendo-os compreender que as mídias nos
possibilitam este convívio, nelas podemos buscar, pesquisar, encontrar e visualizar
variados materiais artísticos como imagens de obras, informações sobre períodos
artísticos ou até mesmo sobre a vida de algum artista. A metodologia utilizada para a
realização deste artigo baseia-se em um estudo de caso, realizado com um grupo de
alunos de uma escola estadual, através de atividades diversificadas que favoreçam
suas experiências em relação à arte e a cultura, apropriando-se para isso das mídias
televisão, jornal, livros, computador, internet e data show. A conclusão a que se
pretende chegar com o presente artigo é a compreensão de que estas mídias estão a
nossa disposição para que possamos nos sentir e nos fazer parte de uma sociedade
rica em vida cultural e artística, tendo o conhecimento de sua existência e a opção de
participar ou não deste meio.
Colecciones
- Mídias na Educação - EaD [640]