O potencial do hipertexto para o ensino-aprendizagem da literatura
Resumen
O presente trabalho visou analisar o potencial do hipertexto disponível na internet, como um recurso de ensino-aprendizagem da disciplina de Literatura Brasileira Contemporânea, a ser aplicado em sala de aula. Foram estudados alguns gêneros textuais digitais que estão emergindo em websites, a fim de retratar as novas formas de leitura e interpretação textual provenientes dessas tecnologias, bem como suas contribuições para o processo ensino-aprendizagem de Literatura. Nesse sentido, levou-se em consideração o novo contexto que surgiu com o crescimento e o avanço tecnológico, que favorecem a interatividade de alunos com o meio digital, tornando a tarefa pedagógica mais desafiadora. Assim, foram selecionados alguns hipertextos referentes à Literatura Brasileira Contemporânea, como o Tropicalismo, Poesia Concreta e Micro Contos, que são conteúdos escolares a serem implementados no terceiro ano do Ensino Médio. Após, foram apresentadas algumas estratégias para se trabalhar tais textos literários hipertextuais nesse nível de escolaridade, com vistas a proporcionar subsídios que potencializem, nesse público alvo, o desenvolvimento da leitura e da compreensão textual.
Colecciones
- Mídias na Educação - EaD [640]