O educando frente ao uso das tecnologias no cotidiano escolar: utilização de objetos de aprendizagem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes
Abstract
As tendências tecnológicas fazem parte da escola e os professores trazem a necessidade
de repensar a prática, os objetivos e processos pedagógicos. Nas escolas a informática
está sendo posta a serviço da educação como uma ferramenta auxiliar para
a aprendizagem, pois o computador pode proporcionar experiências que outros equipamentos
não são capazes de oferecer. Tendo em vista este novo cenário educacional
aberto, dinâmico e adaptável, onde o professor passa a ser o facilitador do processo
de desenvolvimento intelectual do aluno, o trabalho proposto tem por objetivo
desenvolver um objeto de aprendizagem para o ensino das ciências aplicado ao 4º
ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes-
Mata-RS com o auxílio do software Hot Potatoes. Para contemplar os objetivos
propostos, percorreu-se o caminho metodológico orientado pela pesquisa. Os resultados
foram expressos em forma gráfica, juntamente com a análise quantitativa e
uma abordagem descritiva, verificando-se a importância do uso das mídias no planejamento
do professor. O software despertou a curiosidade e o interesse dos educandos
em realizar as atividades desenvolvidas no objeto de aprendizagem proposto.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]