Laboratório de informática e sua esporádica utilização na escola Instituto Estadual de Educação Deputado Ruy Ramos
Resumo
O presente artigo relata uma pesquisa sobre a esporádica utilização do laboratório de informática no Instituto Estadual de Educação Deputado Ruy Ramos, do município de Rosário do Sul. O objetivo foi de identificar as causas das raras inserções ao laboratório de informática pelos professores com seus alunos e, propor soluções, a fim de que esta tecnologia pedagógica passe a ser utilizada pelos docentes e discentes da escola. A metodologia utilizada pautou-se numa revisão bibliográfica, procurando identificar o que especialistas da área, propõem quanto aos benefícios didático-pedagógico da informática na educação, buscando também, a identificação de problemas e soluções apontados por estes, quanto ao desuso e/ou utilização eventual dos computadores na escola. Além disso, utilizou-se entrevistas com os docentes mediante questionário, para entender o porquê dos raros acessos ao laboratório de informática, e a partir do seu relato, buscar conjuntamente a reversão para este problema. Os resultados desta investigação apontam para problemas de infraestrutura do laboratório de informática e formação de professores. A solução para o quase abandono desta ferramenta de ensino-aprendizagem, passa pelas propostas dos docentes e pelo envolvimento de toda a comunidade escolar.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]