Gestão escolar democrática e gestão gerencial: a confluência perversa
Resumo
Diante da complexidade de questões que envolvem a gestão educacional hoje, faz-se necessário maior compreensão das políticas que embasam as mudanças nesse campo. Nesse sentido, esse trabalho procura explicitar as aproximações e distanciamento entre a gestão gerencial e a gestão democrática da educação destacando as influências da gestão gerencial, focada nos resultados, no modelo de gestão da educação pública. Diante disso, a pesquisa se propõe conhecer os elementos que constituem esses dois modelos de gestão, evidenciando suas imbricações na atual configuração da gestão escolar; identificar elementos característicos da gestão gerencial e da gestão democrática; conhecer as raízes do modelo administrativo gerencial e suas conseqüências para a configuração atual da gestão da educação; e identificar as confluências entre o modelo de gestão gerencial e gestão democrática e suas implicações para a construção da democracia no campo educacional. Para a materialização desta proposta o estudo apoiou-se na abordagem de pesquisa qualitativa, buscando em bibliografia pertinente elementos que permitiram construir interpretações e relações entre si, de maneira a responder aos propósitos do trabalho. Pode-se aferir que o modelo de gestão gerencial ao se apropriar dos mecanismos da gestão democrática traz para o âmbito educacional uma confluência perversa que põe em risco a construção democrática. No entanto, o modelo de gestão que favorece a participação, a autonomia e a descentralização seguindo as lentes da democracia, constitui-se uma possibilidade de construção de um projeto educativo democrático e de uma sociedade, igualmente pautada nos princípios democráticos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]