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dc.contributor.advisorCopetti, Rosana Estela
dc.creatorSilva, Maristel Ravasi da
dc.date.accessioned2019-05-20T13:06:32Z
dc.date.available2019-05-20T13:06:32Z
dc.date.issued2010-12-14
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16583
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectDéficit cognitivopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.titleAlunos com déficit cognitivo e a aprendizagem em matemática: dificuldades e possibilidadespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Gabriel, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoA preocupação ao realizar este estudo foi discutir sobre o processo de inclusão, a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva e de como o processo ensino-aprendizagem da Matemática deve acontecer com alunos com déficit cognitivo como sendo uma construção do pensamento lógico-matemático, despertando nele e nos demais alunos o espírito da investigação, como objetivam os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Matemática, além de fornecer elementos básicos para a participação desses alunos na vida em sociedade. Através do tema abordado no trabalho: Déficit cognitivo e a aprendizagem em matemática: dificuldades e possibilidades; pode-se então concluir que o processo de inclusão ainda está em construção, pois a escola que deve ser para todos não é de todos e que as diferenças sociais, pessoais, econômicas e políticas mostram isso todos os dias e colocar todos os alunos na mesma escola não reduz desigualdades nem é exemplo de cidadania. No entanto a escola não é o lugar mais propício para vivenciar igualdades, ao contrário, é nela que se vê ressaltadas e ampliadas as diferenças. No ensino da Matemática, pode-se dizer que o aluno com déficit cognitivo ao receber estes ensinamentos estará recebendo uma importante contribuição para o seu processo de crescimento, pois junto à Matemática ele recebe noções básicas de interpretação e leitura, o que se deduz que a Matemática vai além do ensinar a fazer contas, ela interage com o desenvolvimento da competência lingüística do aluno com déficit cognitivo e também com seu potencial cognitivo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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