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dc.creatorArantes, Lídia Silveira
dc.date.accessioned2019-05-23T12:37:13Z
dc.date.available2019-05-23T12:37:13Z
dc.date.issued2018-12-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16615
dc.description.abstractThe main aim of this research is to understand the interconnection between the (tacit and explicit) dimensions of knowledge and its influences on the degree of knowledge management maturity. In addition, the other aim is to discuss the relation between the management dimensions and the generation of competitive organizational capacities. In this regard, it is understood as maturity of knowledge management the ability of firms to create and exercise (to a greater or lesser degree) the skills needed to manage knowledge internally. It is highlighted the incentives for their knowledge creation and diffusion, as verified within companies. This issue delimitation is justified by the relevance of knowledge, seen as an intangible asset, necessary to engender innovations. In order to meet the objectives of the research, a heterodox theoretical revision was carried out dealing with the concept of organizational knowledge. This research adopted the theoretical model of Nonaka and Takeuchi (N&T) about organizational knowledge management. Based on the fuzzy logic sets, the empirical application of this model was done in companies segmented by size (small, medium and large). Empirical evidence indicates that small and medium-sized enterprises have a lower maturity of knowledge management compared to large firms. However, even in large companies, this knowledge management is still at medium levels. The results show that it is necessary to structure and apply knowledge management models in Brazilian companies.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectEmpresaspor
dc.subjectGerenciamentopor
dc.subjectLógica fuzzypor
dc.subjectKnowledgeeng
dc.subjectOrganizationseng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectFuzzy logiceng
dc.titleAs dimensões e o uso do conhecimento na empresa: uma aplicação do modelo de Nonaka e Takeuchi (N&T) com a lógica fuzzypor
dc.title.alternativeThe knowledge dimensions and its the use inside the company: an application of the Nonaka and Takeuchi (N&T) model with fuzzy logiceng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é compreender como a interconexão entre as dimensões (tácita e explícita) do conhecimento impactam nas dimensões da gestão, no seu grau de maturidade, bem como na relevância para a geração de capacidades competitivas organizacionais. Neste particular, entende-se como maturidade da gestão de conhecimento a capacidade das firmas em criar e exercitar (em maior ou menor grau) as competências necessárias para gerir o conhecimento internamente. Enfatizam-se os incentivos para a sua criação e difusão, verificados no âmbito das empresas. Esse recorte temático se justifica pela relevância do conhecimento, concebido como um ativo intangível, necessário para engendrar inovações. Para atender os objetos da pesquisa, foi realizada uma revisão teórica heterodoxa que trata do conceito de conhecimento organizacional. É adotado o modelo teórico de Nonaka e Takeuchi (N&T), de gestão de conhecimento organizacional. Com base na lógica de conjuntos fuzzy, faz-se a aplicação empírica desse modelo em empresas segmentadas pelo tamanho (pequeno, médio e grande). As evidências empíricas apontam que as pequenas e médias empresas possuem uma maturidade de gestão de conhecimento menor em comparação com as grandes empresas. No entanto, mesmo nas grandes empresas, essa gestão de conhecimento, ainda se encontra em patamares medianos. Os resultados evidenciam que é necessário a estruturação e aplicação de modelos de gestão de conhecimento nas empresas brasileiras.por
dc.contributor.advisor1Martinelli Júnior, Orlando
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8023812422838607por
dc.contributor.referee1Geremia, Fabiano
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4423948039881557por
dc.contributor.referee2Estivalete, Vania de Fátima Barros
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6802457117269462por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7730051721889125por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEconomiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimentopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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