A auto-estima na formação do professor e do psicopedagogo
Fecha
2005-05-24Autor
Chagas, Fátima de Lourdes Fonseca
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Esta pesquisa participante visa a apresentar um referencial teórico que
salienta a importância do desenvolvimento pessoal, com a finalidade de elevar a
auto-estima dos professores a fim de refletirem sobre o seu papel frente ao
cotidiano escolar, com maior profundidade, procurando, assim, sair do ativismo,
tão comum no meio escolar. Busca também, refletir sobre o atual papel do
professor nessa mesma sociedade, haja vista tantas transformações do contexto
vivido e as teorias para melhorar o ensino-aprendizagem, para que se realize a
escola dos sonhos no século XXI. Apóia-se em teóricos renomados como
Alves(1998), Arroyo(2000), Augusto Cury(2003) e Moacir Gadotti(1988) , entre
outros, que entendem que o profissional da educação tem um papel político, social
e intelectual a desempenhar, educando para a transformação da sociedade atual,
tendo em vista uma educação igualitária e com qualidade para todos. Mas
destacam principalmente a necessidade de criarmos espaços de reflexão com
leituras de textos, livros, artigos, assistir e discutir filmes que auxiliem no
desenvolvimento da auto-imagem, auto-estima e/ou auto-conceito dos
educadores que devem num processo inacabado e permanente buscar sua
atualização e crescimento permanente.
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- Educação [46]