As implicações das políticas educacionais na formação do professor de Artes Visuais do ensino médio
Resumo
A pesquisa parte das histórias de vida dos profissionais do ensino de Artes Visuais do Ensino Médio, atuantes nas escolas públicas de Santa Maria/RS. Caracterizada como pesquisa sociológica, apresenta caráter etnográfico e fenomenológico, abordagem qualitativa e enfoque de estudo de caso; englobando a formação e as identidades docentes. Analisam-se as implicações das Políticas Educacional na formação destes professores, bem como sua expressão na ação pedagógica do Ensino da Arte. As práticas são reflexos dos saberes empíricos e da formação acadêmica, realizada em instituições de ensino administradas, segundo as prerrogativas das Políticas Públicas atuais. Percebem-se, portanto, influências de mecanismos de controle internacionais que homogeneíza a ação docente, impondo regras e sufocando ideais. Sob esse viés, este projeto aborda o "ser professor", enquanto mediador dos saberes culturalmente construídos em Artes, visto que, a ação docente é (re) construída permanentemente e sofre influências das relações sociais. A pesquisa ocorreu em duas escolas da rede pública estadual, tendo como sujeitos duas professoras de Artes Visuais do Ensino Médio. Para coleta de dados utilizou-se: histórias de vida, observação participante, diário de campo e análise documental e entrevista semi-estruturada. Constatou-se que as "memórias" influenciaram as escolhas profissionais dos sujeitos, logo, são refletidas em suas práticas pedagógicas. Por sua vez, as Políticas Educacionais são entendidas sob diversos olhares: na ação docente o "sentir" expressa o que lhes é estipulado. A consciência crítico-reflexiva de sua profissionalização decorre de suas histórias de vida. Assim, as concepções e perspectivas educacionais têm como pressuposto a educação e a formação profissional que os docentes construíram no mundo da vida.
Coleções
- Gestão Educacional [292]