Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorCazarolli, Carla Simonia
dc.date.accessioned2016-06-08T12:17:43Z
dc.date.available2016-06-08T12:17:43Z
dc.date.issued2007-02-09
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1689
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007.por
dc.description.abstractThis work has as its main goal to investigate the identity of the teacher and its implications in the process of making the Pedagogical Political Project possible in a democratic administration. The bibliographic sources used in this research, to contribute and sustain the ideas approached were: Alarcão, Benincá, Freire, Lück and Veiga, besides other authors that helped to feed this thematic. For the realization of this qualitative study, a case study of real life, some goals were traced, among them we could list: To characterize the identity of the teacher, what is determinant for the professionals to have an identity and how it concretizes itself in their actuation in the environment, either at school or personal and social life; the teacher and his/her attributions and contributions in the daily activities at school, that is, planning, execution and evaluation and how these things are determinant for the success of the Pedagogical Political Project as well as the possibilities to increase the chances of success, from the perspective of the participation of the teacher that has his/her identity attributed to an adequate formation and a positive vision about himself and his/her work. The results found in this study show that a positive identity and selfimage contribute directly to the teacher’s self-esteem and thus to the success of the Pedagogical Political Project in a Democratic Administration, because this makes an action based in the pleasure possible, the perfect recipe for the action in favor of education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectGestão democráticapor
dc.titleA identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do projeto político pedagógico em uma gestão democráticapor
dc.title.alternativeThe teacher’s identity and its implications in the process of making the pedagogical political project into a democratic administration possibleeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho tem como enfoque investigar a identidade do professor e suas implicações no processo de viabilização do Projeto Político Pedagógico em uma gestão democrática. Foram utilizados aportes de pesquisa bibliográfica, que contribuíssem para a sustentação das idéias abordadas pela pesquisa, como Alarcão, Benincá, Freire, Lück e Veiga, além de outros autores que dão vazão à temática. Para a realização desse estudo, que se caracteriza por ser uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo estudo de caso, história de vida, tracei alguns objetivos: Caracterizar qual é a identidade do professor na atualidade, o que é determinante para que o profissional tenha uma identidade e como esta se concretiza na sua atuação no meio em que ele está inserido, seja na escola, seja na sua vida pessoal, social; o professor e suas atribuições e contribuições no cotidiano escolar, ou seja, planejamento, execução e avaliação e como isso é determinante para o sucesso do Projeto Político Pedagógico e a possibilidade da gestão democrática aumentar as chances de sucesso, a partir da participação do professor que tem sua identidade atribuída à uma formação adequada e uma visão positiva sobre si e sobre seu trabalho.Os resultados apontados por este estudo demonstram que uma identidade e auto-imagem positiva contribuem diretamente para auto-estima do professor e assim para o sucesso do Projeto Político Pedagógico em uma Gestão Democrática, pois possibilita uma ação baseada na realização e no prazer, receita ideal para a ação em prol da educação.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples