Mostrar registro simples

dc.creatorChaves, Jairo Renato Araujo
dc.date.accessioned2019-06-12T18:23:24Z
dc.date.available2019-06-12T18:23:24Z
dc.date.issued2019-02-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16970
dc.description.abstractThis dissertation aims to verify whether the use of the software GeoGebra contributes for students’ learning about the basic concepts of Trigonometry, exploring the interactivity and the dynamics which are provided by this computational tool. This work approaches a sequence of twelve teacher-made activities that allowed students to use applets (mini-apps) built by GeoGebra as a help tool to solve to activities. This activity was carried out with a group of 19 volunteer students of the 2nd year of high school of the Military School of Santa Maria, who wanted to strengthen their knowledge about the topic, once they had already studied Trigonometry in previous school years. This research was one of a pedagogic intervention type, with a qualitative and quantitative approach and aimed to investigate the percentage gain in learning related to the use of the activities by the Richard Hake Method. In order to do so, we have used before and after tests about the contents that were approached with the activities. As a result, we have observed learning gains of 66,22%.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTrigonometriapor
dc.subjectFunções trigonométricaspor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectTrigonometryeng
dc.subjectTrigonometric functionseng
dc.titleA interatividade do geogebra no auxílio da compreensão da trigonometriapor
dc.title.alternativeInteractivity in geogebra helping to understand trigonometryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação tem como foco central verificar se a utilização do software GeoGebra contribui para a compreensão por parte dos alunos, dos conceitos básicos da Trigonometria, explorando a interatividade e o dinamismo proporcionado por essa ferramenta computacional. Este trabalho faz uso de uma sequência de doze atividades elaboradas pelo professor, nas quais os alunos puderam utilizar applets (mini-aplicativos) construídos com o GeoGebra, como auxílio na resolução das atividades. A aplicação das atividades aconteceu com um grupo de 19 alunos voluntários do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Militar de Santa Maria, que tinham como expectativa reforçar os conhecimentos acerca do assunto, pois os mesmos já tinham em séries anteriores estudado Trigonometria. A pesquisa realizada foi do tipo intervenção pedagógica, de caráter qualitativo e quantitativo e procurou investigar o ganho percentual na aprendizagem relacionado à aplicação das atividades por meio do Método de Richard Hake. Para isso, foram utilizados pré e pós-testes sobre o conteúdo abordado com as atividades estudadas. Como resultado, observamos ganhos na aprendizagem de 66,22%.por
dc.contributor.advisor1Magnago, Karine Faverzani
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6287633891820939por
dc.contributor.referee1Ferreira, Vera Lúcia Duarte
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8753645048719661por
dc.contributor.referee2Brum, Valéria de Fátima Maciel Cardoso
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7057570207918370por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4336714558553511por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International