Consciência ambiental entre professores e alunos da Escola Estadual Básica Dr. Paulo Devanier Lauda
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Data
2008-01-23Autor
Cavalheiro, Jeferson de Souza
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Mostrar registro completoResumo
A sociedade nos dias atuais exige um cidadão consciente, participativo e
responsável na sua maneira de viver, uma vez que seu modo de vida irresponsável
e o consumo desenfreado tem causado a insustentabilidade do planeta. Diante disso
é posto a educação como um instrumento de formação deste cidadão. Para isto é
fundamental uma educação ambiental crítica e transformadora. Entendemos que a
educação é uma forma de transformação social e não apenas um instrumento de
defesa ambiental e da cidadania. Sendo assim, a consciência ecológica está
conectada à conservação do ambiente, gerando novos princípios, valores e
conceitos para uma nova racionalidade, propiciando um conhecimento prudente,
questionando e problematizando os paradigmas científicos com base no que foi
constituída a civilização moderna. Com efeito, é possível compreender a Educação
Ambiental como um processo de construção de valores sociais, de conhecimentos e
atitudes voltadas para a conservação do ambiente pela coletividade no decorrer da
historia. O presente trabalho aborda como se desenvolveu a pesquisa na Escola
Estadual Básica Dr. Paulo Devanier Lauda, cuja finalidade foi verificar a existência
de ações de Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico da escola.
Constatou-se que a Educação Ambiental não está inserida no currículo da escola, e
os professores da escola não possuem formação pedagógica capaz de realizar
trabalhos de forma interdisciplinar.Os alunos são carentes de conhecimentos
relativos a questão ambiental, porém estão receptivos a metodologias diferentes, e
estão abertos a discutir assuntos da atualidade em relação à Educação Ambiental.
Coleções
- Educação Ambiental [191]