Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRech, Andréia Jaqueline Devalle
dc.creatorSilva, Adriana Donata Martim da
dc.date.accessioned2019-06-17T17:40:33Z
dc.date.available2019-06-17T17:40:33Z
dc.date.issued2017-12-18
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17020
dc.descriptionTCC de Graduação.por
dc.description.abstractThe present work deals with the theme of High Abilities / Superdestination (AH / SD), investigating the context of fraternal bonds. It will be explained about the theory of the Three Rings of Renzulli (2014), of the multiple intelligences, proposed by Gardner (2001), as well as of the diverse modalities of families described in the contemporaneity, Oliveira (2011), Goldani (1993) and Dias ). The general objective of this research is to investigate how the bond between sisters without AH / SD occurs with the sibling who has AH / SD, thus verifying the impact of these relationships on the family life of both. The methodology of the research followed a qualitative approach, of the type study of case, having as theoretical contribution Gil (2008) and Yin (2010). For data collection a semi-structured interview with three sisters of a child with AH / SD was used. After analyzing the data, itwas verified that the young child's precocity led the mother to seek help for the identification process. In addition, it has been observed that the sisters participate in the life of the brother and feel happy for the advances of the same. Finally, the results of this research point out that in this family there are several opportunities for the members to interact and, with this, that fraternal bonds are built in a positive way. From this, the affectivities in the relations between siblings present relevant and significant aspects to the development of the child with AH / SD.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso embargadopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectVínculos fraternospor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectHigh skills/giftednesseng
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectFraternal bondseng
dc.titleAs altas habilidades/superdotação e o vínculo fraternopor
dc.title.alternativeHigh skills/overcoming and the fraternal linkeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial – Noturnopor
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a temática das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), investigando o contexto dos vínculos fraternos. Será explanado a respeito da teoria dos Três Anéis de Renzulli (2014), das múltiplas inteligências, propostas por Gardner (2001), assim como das diversas modalidades de famílias descritas na contemporaneidade, Oliveira (2011), Goldani (1993) e Dias (2005). O objetivo geral desta pesquisa é investigarcomo aconteceo vínculo entre as irmãs sem as AH/SD com o irmão que tem AH/SD, verificando assim o impacto dessas relações na vida familiar de ambos. A metodologia da pesquisa seguiuuma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo como aporte teórico Gil (2008) e Yin (2010). Para coleta de dados utilizou-se entrevista semiestruturada comtrês irmãs de uma criança com AH/SD. Após análise dos dados, verificou-se que a precocidade do filho mais novo levou a mãe a buscar auxílio para o processo de identificação. Além disso, observouse que as irmãs participam da vidado irmão e sentem-se felizes pelos avanços do mesmo. Por fim, os resultados desta pesquisa apontam que nesta família há diversas oportunidades para os membros interagirem e, com isso, que os vínculos fraternos sejam construídos de forma positiva. A partir disso, as afetividades nas relações entre os irmãos apresentam aspectos relevantes e significativos para com o desenvolvimento da criança com AH/SD.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso embargado
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso embargado