dc.creator | Linhares, Aline Martins | |
dc.date.accessioned | 2019-06-26T11:47:30Z | |
dc.date.available | 2019-06-26T11:47:30Z | |
dc.date.issued | 2018-12-21 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17147 | |
dc.description.abstract | The present work, attached to the research line: Historical Knowledge and School Space, of
the Professional Master's Degree in History Teaching (ProfHistória), Federal University of
Santa Maria, aims, through the formulation of new History teaching methodologies, rethink
the approaches, appropriations and uses of Farroupilha ephemeris in School Space. The work
presents, as a general objective, to enable the training of teachers for elaboration and
presentation of new approaches for the teaching of History of Rio Grande do Sul, based on the
understanding and study of Farroupilha ephemeris. It aims to comprehend the meanings and
uses of the ephemeris in school space, seeking to understand how teachers understand the
approach in relation to the gaucho's image and the celebration of the Farroupilha ephemeris,
as well as establishing which mechanisms and methodologies are used by these teachers when
working with such themes. The context places of the implementation and investigation of this
work were the “State High School Professora Naura Teixeira Pinheiro”, and the “Tancredo
Neves State School” (both located in the municipality of Santa Maria). For greater
comprehension of reflection and perceptions, the developed practices were organized as
follows: Initially contemplating teachers of the three shifts in both schools, and the other
activities involved the teachers of the morning shift (State High School Professora Naura
Teixeira Pinheiro) and night shift/Youth and Adult education (Tancredo Neves State School).
In this way, this work presents, fundamentally, discussions around History teaching, and
teachers training, seeking, through the reports of experience of teacher training, to enable the
construction of a new approach to think the History of Rio Grande do Sul and especially the
Farroupilha ephemeris: Gaucho's Day. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | ProfHistória | por |
dc.subject | Ensino de história | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Efemérides | por |
dc.subject | Datas | por |
dc.subject | ProfHistória | eng |
dc.subject | History teaching | eng |
dc.subject | Teachers training | eng |
dc.subject | Ephemeris | eng |
dc.subject | Dates | eng |
dc.title | A formação docente continuada para datas comemorativas | por |
dc.title.alternative | Teaching continuous training for comemorative dates | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa: Saberes Históricos e Espaço Escolar, do
Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), da Universidade Federal de Santa
Maria visa através da formulação de novas metodologias de ensino de História, repensar as
abordagens, apropriações e utilizações das efemérides farroupilhas no espaço escolar.
Apresenta como objetivo geral, possibilitar a formação de professores para a produção e
apresentação de novas abordagens para Ensino de História do Rio Grande do Sul, tendo por
base a compreensão e estudo das efemérides farroupilhas. Objetiva compreender os
significados e usos das efemérides no espaço escolar, buscando perceber como os professores
entendem a abordagem com relação à figura do gaúcho e as celebrações das efemérides
farroupilhas, assim como constatar quais mecanismos e metodologias são utilizados por estes
ao trabalharem tais temas. O contexto de implementação e investigação deste trabalho se deu
na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Naura Teixeira Pinheiro e Colégio Estadual
Tancredo Neves (ambas localizadas no município de Santa Maria). Para maior abrangência de
reflexão e percepções, as práticas desenvolvidas se organizaram da seguinte forma:
inicialmente contemplando professores dos três turnos das escolas e as demais atividades
envolveram os professores do turno da manhã (Escola Estadual de Ensino Médio Professora
Naura Teixeira Pinheiro) e turno da noite/EJA (Colégio Estadual Tancredo Neves). Dessa
maneira, este trabalho apresenta, fundamentalmente, discussões em torno do Ensino de
História, formação de professores, buscando através dos relatos de experiência de formação
de professores, possibilitar a construção de uma nova abordagem para pensar a História do
Rio Grande do Sul e especialmente a efeméride farroupilha: Dia do Gaúcho. | por |
dc.contributor.advisor1 | Remedi, José Martinho Rodrigues | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4112671771507306 | por |
dc.contributor.referee1 | Santos, Julio Ricardo Quevedo dos | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6418022027415183 | por |
dc.contributor.referee2 | Skolaude, Mateus Silva | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7574697888162358 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5995807946206640 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | História | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |