Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWeber, Liane de Souza
dc.creatorSilva, Vandriza Penteado da
dc.date.accessioned2019-07-16T11:45:29Z
dc.date.available2019-07-16T11:45:29Z
dc.date.issued2009-11-26
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17453
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis monograph word aimed work aims to involve the school community with the problem of urban solid waste, implementing recycling as an alternative formation of new values and attitudes, compared to environmental issues. Educational activities were used to stimulate awareness on the issue of garbage as socio-environmental problem as well as civic education and participation of students. And to achieve these goals, we used the methodology of awariness about the environmental issues and the production of recycled paper as an instrument, because the garbage is a significant problem that must be worked in the school. The focus of the work adheres to the statement that the solution of the problem is the awareness about the need to reduce, reuse and recycling of waste.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectPapelpor
dc.subjectReciclagempor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectPapereng
dc.subjectRecyclingeng
dc.titleReciclagem de papel: educação ambiental nas séries iniciaispor
dc.title.alternativePaper recycling: environmental education in early serieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Sepé, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho de monografia buscou envolver a comunidade escolar com a problemática dos resíduos sólidos, implantando a reciclagem como alternativa de formação de novos valores e atitudes, frente à problemática ambiental. Foram utilizadas atividades pedagógicas que estimulam a tomada de consciência em relação à questão do lixo como problema sócioambiental e também a formação cidadã e participativa dos alunos. Para alcançar tais objetivos, utilizou-se como metodologia a conscientização acerca da temática ambiental tendo como ferramenta a produção de papel reciclado, pois o lixo urbano é um problema significativo e que deve ser trabalhado em âmbito escolar. O enfoque do trabalho ateve-se à instrução de que a solução do problema passa pela tomada de consciência a respeito da necessidade da redução, reutilização e reciclagem do lixo urbano.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto