O uso da tecnologia da informação pelo professor de Matemática no ensino de Geometria
Resumo
Este artigo tem o propósito de verificar se os professores de matemática fazem uso da tecnologia da informação no ensino de Geometria, e ao mesmo tempo ressaltar a importância que a Geometria tem no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da educação básica. Inicialmente apresenta-se um referencial teórico sobre o ensino de Geometria e sobre a tecnologia da informação aplicada ao ensino de Geometria, visando contribuir para o assunto apresentado. Para atingir o objetivo principal deste artigo, foi realizada uma pesquisa com professores de matemática da rede pública de ensino, na região do Vale do Rio dos Sinos, através de um questionário de perguntas abertas sobre o uso do computador, ou de outra tecnologia da informação, pelo professor de matemática no ensino de Geometria. Posteriormente, a partir das respostas dos questionários dos professores pesquisados, verificou-se que os mesmos acreditam que a utilização de recursos tecnológicos no ensino de Geometria representa uma técnica válida para o ensino-aprendizagem de Geometria e que pensam, ainda, que o uso da tecnologia da informação contribui positivamente no desempenho dos alunos em sala de aula. Porém, no decorrer da pesquisa constatou-se que a maioria dos professores de matemática não utiliza recursos da tecnologia da informação em suas aulas de Geometria.