As redes de significados (teoria e prática) que vem produzindo o trabalho pedagógico do professor de Educação Especial nas escolas inclusivas
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Data
2014-12-15Autor
Iop, Cíntia Aline Schlindweis
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O presente trabalho de conclusão curso - As redes de significados (teoria e prática) que vem
produzindo o trabalho pedagógico do professor de educação especial nas escolas inclusivas,
visa apresentar um estudo a partir dos fragmentos de narrativas de experiências de estágios,
organizadas em cenas, das estagiárias do Curso de Educação Especial da Universidade
Federal de Santa Maria-(UFSM). Em tal pesquisa, o objetivo é identificar e analisar as
produções de significados e sentidos que vem operando no discurso pedagógico e no trabalho
docente. Nas análises visou-se, também, identificar conceitualmente o que entende-se por
teoria e prática, tendo em vista alguns referenciais que levaram a compreensão de que ambas
são e podem ser entendidas como práticas. Assim, busquei identificar as redes de significação
que aproximavam e ou diferenciavam as práticas e os discursos dos sujeitos de pesquisa que
se tornam profissionais no Curso de Educação Especial; analisei nas narrativas dos
acadêmicos as relações teórico-práticas e a relação destes com os trabalhos docentes na
Educação Especial considerando a eminência de serem, a partir de fevereiro de 2015, egressos
desse Curso. Como resultado do trabalho pode-se identificar que a relação teoria-prática opera
uma rede em que são exercidas condutas de controle, de normalização dos sujeitos da
educação especial. Nessas condições, as produções de significado e sentido tornam-se
necessária para interrogar o quanto a influência das questões histórico-cultural, que
produziram e ainda produzem verdades que causam efeito nas práticas pedagógicas dos
professores, pois essas são exercidas a partir de diferentes campos de saberes, responsáveis
pelas produções de outras verdades na constituição tanto do sujeito da Educação Especial
como nas práticas pedagógicas destinadas a ele pelo professor da Educação Especial.