dc.contributor.advisor | Possa, Leandra Bôer | |
dc.creator | Iop, Cíntia Aline Schlindweis | |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T19:28:58Z | |
dc.date.available | 2019-08-08T19:28:58Z | |
dc.date.issued | 2014-12-15 | |
dc.date.submitted | 2014-12-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17824 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso Educação Especial Diurno - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial Diurno, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This course conclusion paper - The net of meanings (theory and practice) that have been
producing the pedagogical work of special education teacher in inclusive special schools,
aims to present a study according to the narrative fragments of internship experiences,
organized in scenes, by trainees of Special Education day course in Federal University of
Santa Maria-UFSM. The research has as purpose to identify and analyse meanings and senses
production that have been operating in the pedagogical discourse and teaching work. Also, the
analyses seek conceptually identify what is meant by theory and practice, with a view some
references which led to the realization that both are and can be understood as practical.
Therefore, it was sought to identify the net of meanings that approaching and or differentiated
practices and as researcher discourses who become professionals in Special Education
Course; it was analysed by academic narratives the theoretical and practical relations and their
relation with the teacher works in Special Education, considering the eminence from February
2015, the students will egress this course. As a result of this assignment, can be identified the
relation between theory and practice that operates a net, where are exercised control practices
of normalization of the subjects of special education. In such conditions, meaning and sense
productions become necessary to interrogate when the influence of historical and cultural
issues, which produced and still produce truths that cause effect on the teachers pedagogical
practices because of it is exercised from different fields knowledge, responsible for the
production of new other truths in the constitution and both the subject of special education
and in pedagogical practices designed by special education teacher. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Teoria-pática | por |
dc.subject | Redes de significado | por |
dc.subject | Trabalho pedagógico | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Experiências de estágio | por |
dc.subject | Theoretical | eng |
dc.subject | Practica | eng |
dc.subject | Net of meaning | eng |
dc.subject | Pedagogical work | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Internship experiences | eng |
dc.title | As redes de significados (teoria e prática) que vem produzindo o trabalho pedagógico do professor de Educação Especial nas escolas inclusivas | por |
dc.title.alternative | The net os meanings (theory and practice) that have been producing pedagogical work os Special Education teacher in inclusive schools | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Educação Especial Diurno | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão curso - As redes de significados (teoria e prática) que vem
produzindo o trabalho pedagógico do professor de educação especial nas escolas inclusivas,
visa apresentar um estudo a partir dos fragmentos de narrativas de experiências de estágios,
organizadas em cenas, das estagiárias do Curso de Educação Especial da Universidade
Federal de Santa Maria-(UFSM). Em tal pesquisa, o objetivo é identificar e analisar as
produções de significados e sentidos que vem operando no discurso pedagógico e no trabalho
docente. Nas análises visou-se, também, identificar conceitualmente o que entende-se por
teoria e prática, tendo em vista alguns referenciais que levaram a compreensão de que ambas
são e podem ser entendidas como práticas. Assim, busquei identificar as redes de significação
que aproximavam e ou diferenciavam as práticas e os discursos dos sujeitos de pesquisa que
se tornam profissionais no Curso de Educação Especial; analisei nas narrativas dos
acadêmicos as relações teórico-práticas e a relação destes com os trabalhos docentes na
Educação Especial considerando a eminência de serem, a partir de fevereiro de 2015, egressos
desse Curso. Como resultado do trabalho pode-se identificar que a relação teoria-prática opera
uma rede em que são exercidas condutas de controle, de normalização dos sujeitos da
educação especial. Nessas condições, as produções de significado e sentido tornam-se
necessária para interrogar o quanto a influência das questões histórico-cultural, que
produziram e ainda produzem verdades que causam efeito nas práticas pedagógicas dos
professores, pois essas são exercidas a partir de diferentes campos de saberes, responsáveis
pelas produções de outras verdades na constituição tanto do sujeito da Educação Especial
como nas práticas pedagógicas destinadas a ele pelo professor da Educação Especial. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |