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dc.contributor.advisorMenezes, Eliana da Costa Pereira de
dc.creatorBairros, Lecy
dc.date.accessioned2019-08-08T19:33:46Z
dc.date.available2019-08-08T19:33:46Z
dc.date.issued2016-12-20
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17832
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2016.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectDeficiência intelectualpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectInteraçõespor
dc.titleAnálises sobre a aprendizagem do aluno com DI em processo de inclusão escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial Diurno – Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva discutir a aprendizagem do aluno com Deficiência Intelectual - DI em processo de inclusão escolar e teve sua origem nas experiências vivenciadas durante a realização do Estágio Supervisionado – Déficit Cognitivo, no 8º semestre do Curso de Educação Especial (diurno). A aluna foco do estágio, cuja intervenção serviu de material de análise para esse estudo, tem síndrome de Down, frequenta atualmente o 3º ano dos anos iniciais no colégio Estadual e também o Atendimento Educacional Especializado – AEE na escola. Os dados, analisados a partir da abordagem sóciointeracionista de Vygotsky, foram coletados do Diário de Campo do Estágio e de um questionário realizado com a educadora especial da escola responsável pelo seu AEE. Ao considerar os aspectos aqui analisados, foi possível concluir que a soma das interações qualitativas que a aluna estabelece em sala de aula com o trabalho individualizado realizado na Sala de Recursos tem favorecido o processo de inclusão da aluna. As estratégias desenvolvidas pela escola fazem com que ela se sinta parte integrante da turma, o que, por sua vez, favorece seus processos de desenvolvimento e aprendizagem. Sabe-se que as condições necessárias, para que a inclusão de alunos com DI se efetive, não são simples de serem conquistadas, mas ficou perceptível que, quando há investimento de todos os sujeitos (professores, alunos, família), elas se tornam mais acessíveis de serem alcançadas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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