Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSarturi, Rosane Carneiro
dc.creatorMendonça, Camila Portella
dc.date.accessioned2019-08-08T19:47:37Z
dc.date.available2019-08-08T19:47:37Z
dc.date.issued2018-01-17
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17844
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe course conclusion work focused on public inclusion policies. This work aims to analyze how public inclusion policies are considered in pedagogical practices during the supervised internship at a municipal school in the municipality of Santa Maria, RS. It has as specific objectives: to relate the practices of Supervised Internship in cognitive deficit, in the Special Education course, with the legal norms that guide the actions in the school context; and to analyze the relations of the public policies of inclusion in the school context, considering the normative documents of the School. For the accomplishment of the work, the studies of Aranha (2001), Mazzotta (1996), Mendes (1995), among other authors were used. The research has a qualitative approach of the case study type based on the theoretical Triviños (1987). It is concluded that through collaborative teaching, which is a joint teaching, in which the common class educator and the special educator work together, planning and developing strategies to attend the class, considering means that work the specificities and potentialities of the students, so that it stimulates and encourages the included subject to perform all the activities together with his class, it was possible to analyze some positive experiences, about the inclusion that actually happened, since, besides having access for the physically disabled, there is concern about the learning of students with special educational needs, who are attended in the multifunctional resource room and conducted the mediations both in the resource room and in the common room. One of the weaknesses that was observed was that the special educator attends only the morning shift, having to remove some students from the classroom, causing them to lose content studied in the classroom.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas públicas inclusãopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectContexto escolarpor
dc.subjectPublic policies inclusioneng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectSchool contexteng
dc.titlePoliticas públicas de inclusão: práticas em uma escola do municipio de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativePublic policies of inclusion: practices at a school in the municipality of Santa Maria - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial Diurno – Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoO trabalho de conclusão de curso abordou sobre as políticas públicas de inclusão. Este trabalho tem como objetivo geral analisar como as políticas públicas de inclusão são consideradas nas práticas pedagógicas durante as ações do estágio supervisionado em uma escola municipal do município de Santa Maria- RS. Possui como objetivos específicos: relacionar as práticas do Estágio Supervisionado em déficit cognitivo, no curso de Educação Especial, com as normativas legais que orientam as ações no contexto escolar; e analisar as relações das políticas públicas de inclusão no contexto escolar, considerando os documentos normativos da Escola. Para a realização do trabalho, foram utilizados os estudos de Aranha (2001), Mazzotta (1996), Mendes (1995), entre outros autores. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso fundamentado no teórico Triviños (1987). Conclui-se que por meio do ensino colaborativo, que é um ensino em conjunto, em que o educador da classe comum e o educador especial, trabalham concomitantes, planejando e desenvolvendo estratégias para atender a turma, considerando meios que trabalhe as especificidades e potencialidades dos alunos da classe, para que estimule e incentive o sujeito incluído para que realize todas as atividades junto com sua turma, foi possível analisar algumass experiências positivas, sobre a inclusão que de fato aconteceu, pois, além de possuir acesso para os deficientes físico, há preocupação quanto ao aprendizado dos alunos com necessidades educativas especiais, que são atendidos na sala de recursos multifuncionais e realizado as mediações tanto na sala de recursos, quanto na sala comum. Um dos pontos frágeis que se observou foi de que a educadora especial atende apenas no turno da manhã, tendo que retirar alguns alunos da sala de aula, fazendo com que percam conteúdos estudados em sala de aula.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto