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dc.contributor.advisorRampelotto, Elisane Maria
dc.creatorSima, Cássia Jarine
dc.date.accessioned2019-08-08T19:49:09Z
dc.date.available2019-08-08T19:49:09Z
dc.date.issued2017-12-14
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17847
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe relationship of listening teachers with Sign Language (LS) has become a necessity for inclusion in the classroom. Despite the current offer in teacher training courses, the dominance and use of Libras is still precarious. This study has as a locus of research the State School of Special Education Dr. Reinaldo Fernando Coser - unique school of deaf people of the interior of the state of RS. As a research instrument, this study invests in the Interview with 4 (four) listening teachers working in the Institution. It is problematic, through a descriptive research of qualitative approach, what is the reaction / attitude of the listener teacher when he is referred to the deaf school to teach classes, that is, when he does not have control of the language of contact and communication of the future students ? The objective is to investigate the reactions and attitudes of the teacher who has a deaf student in the classroom and to verify the methodological approach that they use to expose the content to deaf students. To refer to the work, the literature review on "oral communication" for the deaf is used, explaining later Total Communication, Bilingualism (Portuguese Written and Brazilian Sign Language), and the relationship that deaf children have with both languages in their structure / organization. As the main result of the interviews, the constant learning of the Libras was established by the listening teachers in the conviviality with the deaf students, emphasizing the importance of the coexistence with this community for the effective learning of the Libras. It is concluded that, although it has been more than 10 (ten) years since the compulsion of the discipline of Libras in the degrees, its use is extremely precarious, generally with the offer of a single discipline during the course. This proves that the interaction and communication with the deaf student are impaired, not giving the future teacher a learning and fluency in the sign language, making necessary the use of several resources, mainly visual, so that communication between teacher / student and between student / content.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscola de surdospor
dc.subjectEducação de surdospor
dc.subjectProfessor ouvintepor
dc.subjectLíngua de sinaispor
dc.subjectSchool of the deafeng
dc.subjectEducation of the deafeng
dc.subjectListening teachereng
dc.subjectSign languageeng
dc.titleA experiência de ser professor (a) de surdos: em que língua vou ensinar?por
dc.title.alternativeThe experience of being a teacher (a) of deaf: what language are you going to teach?eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Especial Diurno – Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoA relação de professores ouvintes com a Língua de Sinais (LS) se tornou uma necessidade para a inclusão em sala de aula. Apesar da atual oferta nas grades de cursos formadores de professores, o domínio e utilização da Libras ainda é precário. Este estudo tem como lócus de pesquisa a Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Coser- única escola de surdos do interior do estado do RS. Como instrumento de pesquisa, este estudo investe na Entrevista realizada a 4 (quatro) professores ouvintes atuantes na Instituição. Problematiza-se, por meio de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, qual a reação/ atitude do professor ouvinte quando é encaminhado à escola de surdos para ministrar aulas, isto é, quando não tem domínio da língua de contato e de comunicação dos futuros alunos? Objetiva- se investigar as reações e atitudes do professor que tem aluno surdo em sala de aula e verificar a abordagem metodológica que esses utilizam para expor os conteúdos aos estudantes surdos. Para referenciar o trabalho faz-se uso da revisão de literatura sobre a “comunicação oral” para surdos, explicando posteriormente a Comunicação Total, o Bilinguismo (Português Escrito e Língua Brasileira de Sinais), e a relação que as crianças surdas têm com ambas as línguas em sua estrutura/ organização. Como principal resultado das entrevistas, estabeleceu-se a aprendizagem constante da Libras por parte dos professores ouvintes no convívio com os alunos surdos, ressaltando a importância da coexistência com essa comunidade para a efetiva aprendizado da Libras. Conclui-se que, embora tenham se passado mais de 10(dez) anos desde a obrigatoriedade da disciplina de Libras nas licenciaturas, seu uso é extremamente precário, geralmente com a oferta de uma única disciplina durante o curso. O que comprova que a interação e comunicação com o aluno surdo ficam prejudicadas, não proporcionando ao futuro docente uma aprendizagem e fluência na língua de sinais, fazendo-se necessário o uso de diversos recursos, principalmente visuais, para que possa ocorrer a comunicação entre professor/ aluno e entre aluno/ conteúdo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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