dc.contributor.advisor | Possa, Leandra Bôer | |
dc.creator | Mattana, Dinara Patrícia | |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T19:50:21Z | |
dc.date.available | 2019-08-08T19:50:21Z | |
dc.date.issued | 2014-12-15 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17854 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This work aim to understand the educational time and space to qualify the
student as included in the municipal schools at Santa Maria/RS. This subject
urge me since I was in contact with those institutions, while I come through the
course, activities and watching experiences and intern job. The data was
structured in a quest list sent to 8th semester academics from Special
Education Course of UFSM and reviewed under it’s subject analysis. This paper
rise some problematic about the escolar inclusion and develop of those framed
as included. I aim to put emphasis about the matters of school time and spaces
that those one’s are frequenting and living, problematizing it. The result was that
I identified the space and time at school for included students as not as the
designated to the other students often | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Special education | eng |
dc.title | O tempo e o espaço escolar para o aluno qualificado como incluído | por |
dc.title.alternative | The educational time and space to qualify the student as included | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Educação Especial Diurno | por |
dc.description.resumo | Este trabalho visa compreender o tempo e o espaço escolar para o aluno
qualificado como incluído nas escolas municipais da cidade de Santa Maria/RS.
Esse assunto vem me instigando desde que entrei em contato com as
instituições escolares, durante o curso e as atividades e experiências de
observação e estágio. Os dados foram construídos através de um questionário
enviado às acadêmicas do 8º semestre do Curso de Educação Especial Diurno
da UFSM e analisados pela analítica de conteúdo. Trago algumas
problematizações a respeito da inclusão escolar e da constituição dos sujeitos
qualificados como incluídos. Busco enfatizar questões a respeito dos tempos e
espaços escolares que esses sujeitos estão frequentando e vivenciando no
contexto escolar inclusivo e as problematizo. Nos resultados identifico que os
espaços e tempos escolares organizados para o aluno incluído nem sempre
são os mesmos estruturados para os outros alunos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |