dc.contributor.advisor | Castro, Sabrina Fernandes de | |
dc.creator | Machado, Andressa Makoski | |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T19:50:38Z | |
dc.date.available | 2019-08-08T19:50:38Z | |
dc.date.issued | 2014-12-11 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17856 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial Diurno, RS, 2014. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação especial na perspectiva da educação inclusiva | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Realidade da educação inclusiva | por |
dc.title | Formação de professores para atuar no atendimento educacional especializado na rede pública de Santa Maria/RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Ao falarmos sobre educação inclusiva, num processo quase que automático, é normal que façamos a
relação com crianças que necessitam de Atendimento Educacional Especializado bem como as salas
onde esses atendimentos são realizados. Nas escolas, pouco encontramos o discurso sobre a
formação dos profissionais que atendem esses sujeitos. Com o intuito de problematizar a dúvida mais
pertinente durante os meus 4 anos de graduação, a qual está representada no título escolhido, esse
trabalho traz análises a partir de entrevistas realizadas com Educadores Especiais e professores
atuantes nas Salas de Recursos Multifuncionais e no AEE, com o intuito de apresentar a realidade
vivida em determinadas escolas públicas da cidade de Santa Maria-RS. Com isso, problematizo sobre
a importância da formação desses profissionais, uma vez que são neles as maiores apostas dentro da
escola quanto ao desenvolvimento da criança que necessita de mediações específicas para o seu
crescimento cognitivo, social, etc. Para isso, utilizou-se referencias que embasaram toda a discussão
sobre a temática desse trabalho. Pude observar com os relatórios que além da preocupação com a
formação continuada, a formação inicial dos professores pode vir influenciar no seu modo de
desenvolver seus atendimentos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |