Processos de (re) conhecimento do estudante público-alvo da educação especial na UFSM: adaptações curriculares (des) necessárias
Resumo
O desenvolvimento deste estudo está vinculado à Linha de Pesquisa da Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação, tendo o Ensino Superior como lócus de inclusão e a Terminalidade Específica como reflexão das práticas curriculares. Tem por objetivo geral conhecer como os processos de (re) conhecimento e acompanhamento aos estudantes público-alvo da Educação Especial ocorrem nos cursos de graduação com vistas a contribuir com a aprendizagem e conclusão dos cursos pelos estudantes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória com abordagem qualiquantitativa, fazendo-se do uso de entrevistas abertas semiestruturadas que foram respondidas pelos coordenadores dos cursos e docentes das disciplinas com o expressivo quantitativo de reprovações (evasão/repetência) de estudantes público-alvo da Educação Especial. A análise foi por meio da técnica de Análise de Conteúdo, enfatizando a análise de atitudes, com cinco categorias de análise e subcategorias: 1) Ingresso dos estudantes público-alvo da Educação Especial nos cursos: o (Re) conhecimento como um processo. Subcategorias: o conhecimento e a atuação enquanto coordenador; O conhecimento e a atuação enquanto professor. 2) Tecendo o discurso dos coordenadores e professores referente às ações de adaptações curriculares, flexibilizações e demais mecanismos práticos. Subcategorias: Aquilo que se fez/faz: coordenação; Aquilo que se fez/faz: professores. 3) Indicações da Terminalidade Específica, adaptações curriculares, flexibilizações no Currículo: Diretrizes Curriculares do Centro de Ensino e Projeto Político Pedagógico em foco. 4) Impressões e expectativas sobre a Terminalidade Específica. 5) Algo a mais?Aquilo que ficou para próximas ações. Constatou-se que este (re) conhecimento dos estudantes ainda carece de certa apropriação de conhecimentos teóricos e práticos acerca da inclusão educacional e que influenciam nas adaptações curriculares, práticas e estabelecimento de ações que promovam a aprendizagem e conclusão dos cursos de todos os estudantes com ou sem deficiência.Concluiu-se que a pesquisa pode contribuir para levantar questões relevantes para a inclusão dos estudantes e que ainda precisam ocorrer mudanças, normativas, alterações curriculares e alterações institucionais, avaliando-se a possibilidade de Terminalidade Específica em alguns casos e garantindo a formação e conclusão nos cursos de graduação.
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