Uso das mídias por alunos do ensino fundamental: um estudo de caso
Resumo
A utilização das mídias no espaço escolar, embora ainda lentamente, tem se tornado motivo
de atenção dos educadores e dos governos, na medida em que se preocupam com cursos de
formação e equipamentos para as escolas. Democratizar o acesso à informação e ao
conhecimento no contexto escolar é o novo desafio para a educação. É uma nova maneira de
articular o aluno, o professor, a informação e o conhecimento. A escola passa a ter o desafio
de trabalhar num universo de linguagens complexas, com muitas informações, com espaços
encurtados e tempo acelerado. O papel dos gestores é fundamental neste processo educativo,
pois como principal mediador poderá possibilitar o acesso de professores e alunos na
utilização das mídias e tecnologias dentro da escola. Se a escola está disposta a utilizar melhor
estas ferramentas na educação, precisa conhecer a realidade das famílias, o acesso que
possuem das diferentes mídias e como estão utilizando-as. Somente desta forma, será possível
elaborar planos de estudos e nele incorporar novos métodos para melhorar o processo ensinoaprendizagem.
Por isso, esta pesquisa foi desenvolvida. O universo pesquisado foram os
alunos de 4ª e 5ª séries da Escola Básica Estadual Dr. Paulo Devanier Lauda, localizada no bairro Tancredo Neves, Santa Maria/RS. Os dados coletados revelam a tendência de desaparecimento do telefone residencial que deu lugar aos celulares, o número alto de pessoas que nunca foram ao cinema, o crescente acesso à internet, a minoria de assinaturas de revistas e TVs a cabo, a grande quantidade de crianças e adolescentes que assistem telenovelas, número de aparelhos de TV em cada casa, etc. Os alunos pesquisados utilizam bem as novas tecnologias, usam a internet para diversão, mas também para pesquisas escolares. É uma geração que conhece e sabe usar diversos aparelhos eletrônicos, como celulares, MP3 e
similares, computadores e outros e tenta utilizá-los para facilitar as novas aprendizagens, embora sintam dificuldades em resumir, sintetizar e fazer análises de textos. É aí que entra o novo desafio da escola.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]