Educação física e inclusão: perspectivas a partir da percepção de alunos com deficiência
Resumo
A inclusão de alunos com deficiência no Brasil é garantida através de leis. No entanto, este processo ainda é um grande desafio no país. O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção de alunos com deficiência sobre as aulas de Educação Física, assim como a inclusão dos mesmos em tais aulas, buscando-se compreender suas expectativas, vontades e desapontamentos. Metodologicamente utilizou-se como instrumento para a coleta de dados a entrevista, composta por um roteiro de perguntas semiestruturadas. Participaram do estudo, cinco alunos do ensino fundamental de escolas da rede municipal de ensino de uma cidade do interior do RS que possuem deficiência física/motora ou sensorial (visual ou auditiva). Como resultados, verificou-se a participação de todos os alunos nas aulas de Educação Física. Observou-se que as brincadeiras eram as atividades de sua preferência, e nas quais participavam com mais facilidade, enquanto atividades que exigiam correr traziam mais dificuldades. Os alunos mantêm boas relações com os colegas e preferem realizar atividades com os amigos. Apenas dois estudantes realizam atividades físicas ou esportivas fora das aulas de Educação Física. A respeito do modo como gostariam que fossem as aulas, os alunos responderam que deveria haver espaços mais amplos e maior numero e variedade de materiais e brincadeiras. Dessa forma, espera se que esse estudo colabore com o processo de inclusão, e possa dar visibilidade aos alunos com deficiência nas aulas de Educação Física.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
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