Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJacobi, Luciane Flores
dc.creatorVenturini, Jonas Cardona
dc.date.accessioned2019-08-27T11:28:07Z
dc.date.available2019-08-27T11:28:07Z
dc.date.issued2008-05-05
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18029
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, RS, 2008.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSatisfação dos alunos de ciências contábeispor
dc.subjectModelo de equações estruturaispor
dc.subjectEstudo comparativopor
dc.subjectSatisfaction of the students of science accountingeng
dc.subjectModel structural equationseng
dc.subjectComparative studyeng
dc.titleEquações estruturais aplicadas a satisfação dos alunos: um estudo comparativo entre uma IES publica e uma IES privadapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEstatística e Modelagem Quantitativapor
dc.description.resumoA qualidade dos serviços e a satisfação dos discentes são fundamentais para as Instituições de Ensino Superior IES que buscam sobreviver no mercado. A qualidade do curso de graduação, o envolvimento e a satisfação dos acadêmicos, são fatores que determinam o perfil e o desempenho dos profissionais que ingressarão no mercado de trabalho. Devido a isso, o objetivo desta pesquisa é avaliar os fatores que determinam a Satisfação Geral dos alunos de Ciências Contábeis de dois Cursos (Federal versus Particular) fazendo uma análise comparativa dos resultados. Para a fundamentação teórica foram desenvolvidos os construtos Envolvimento do Professor, Envolvimento do Estudante, Interação Estudante-Professor, Demandas do Curso e Organização do Curso, com base nas pesquisas de Paswan e Young (2002). A partir da teoria de satisfação, foi definida a variável Satisfação Geral. Para verificar se os construtos analisados poderiam explicar a satisfação geral do acadêmico, foi desenvolvido um modelo integrado com oito hipóteses. Os procedimentos metodológicos indicam que o estudo valeu-se do método de pesquisa multicasos, de natureza descritiva com corte transversal. Foram pesquisados alunos de dois Cursos de Ciências Contábeis da região central do Estado do Rio Grande do Sul, sendo que um na Universidade Federal (Universidade Federal de Santa Maria-UFSM) e o outro no Centro Universitário Particular (Centro Universitário Franciscano-UNIFRA). A escolha das referidas IES, deveu-se pela proximidade geográfica e estrutura da grade curricular apresentar pontos convergentes. Considerou-se como população de pesquisa todos os alunos matriculados nos Curso de Ciências Contábeis das duas IES no segundo semestre letivo de 2007, totalizando 328 acadêmicos da UFSM e 316 da UNIFRA. Na apresentação dos resultados, a primeira etapa da construção do modelo de equações estruturais é a validação dos construtos. A validação individual dos construtos foi realizada pela Análise Fatorial Confirmatória. Para a base da UFSM todos os construtos, com exceção do Demanda do Curso, atingiram índices de ajustes adequados e Alpha de Crombach acima de 0,60, portanto, foram validados. Para a base da UNIFRA todos os construtos atingiram níveis adequados de ajustes e foram validados. Em seguida, procurou-se avaliar as hipóteses propostas no modelo. Empregou-se a estratégia de aprimoramento do modelo. Os critérios para a realização dos ajustes foram sucessivamente: retirar os coeficientes de regressão não significativos e estabelecer correlações entre os erros das variáveis.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto