Educação inclusiva e o papel do professor no ensino regular
Resumen
O tema feste estudo foi escolhido devido à percepção das
dificuldades encontradas por pessoas com deficiências, ao ingressar nas
escolas, pois os desafios são vários. O objetivo que orientou este estudo
foi a necessidade de entender de que maneira o professor se prepara
para receber e trabalhar com os alunos especiais? Quais as diretrizes que
a escola oferece para facilitar a aprendizagem e a adaptação destes à
rotina e ao currículo escolar. Para a elaboração deste artigo monográfico
realizou-se uma pesquisa de campo com profissionais que atuam na área
da educação e possui experiência na prática inclusiva. Na sala do AEEAtendimento
Educacional Especializado na Escola Municipal “Santa Rita”-
Januária/MG escola que atende os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Os objetivos propostos na pesquisa foram alcançados, porém é visível
que a escola pública necessita de mudanças para que atendam os alunos
com necessidades especiais respeitando assim os seus direitos, bem
como investindo em sua aprendizagem satisfatória, para que haja
sucesso com esta modalidade é necessário mais compromisso por parte
dos governantes de um modo em geral.