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dc.contributor.advisorBarichello, Marta Roseli de Azeredo
dc.creatorVasconcelos, Maria Aurileuda Freitas de
dc.date.accessioned2019-08-27T15:46:11Z
dc.date.available2019-08-27T15:46:11Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18042
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis research aimed to evaluate the impacts of the More Education Program (Programa Mais Educação) at “Escola Estadual Setor Sul”, in Palmas, Tocantins, with focus on classroom management, financial, participatory and democratic school management as well. The study was made through documental analysis, systematic observations, interviews and questionnaires. Final considerations indicated that the operation of programs in that school unit still needs some adaptation related to planning and development of some activities offered and also needs to expand the facilities and staff. Likewise, the building needs an expansion or adaptations to manage the program the best way possible. Thus, it is necessary to discuss and find alternatives for the purpose of providing a basic education in full-time with quality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectImpactospor
dc.subjectPrograma Mais Educaçãopor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectImpacteng
dc.subjectMore Education Programeng
dc.titleOs impactos do Programa Mais Educação na gestão escolarpor
dc.title.alternativeThe impacts of the more education program in the school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo avaliar os impactos do Programa Mais Educação na gestão da Escola Estadual Setor Sul, em Palmas, Tocantins, com foco na gestão em sala de aula, na gestão administrativa e financeira, bem como na gestão democrática e participativa. O estudo concretizou-se através de análise documental, observações sistemáticas, entrevistas e aplicação de questionários. As considerações finais apontaram que a operacionalização do Programa na referida Unidade Escolar ainda necessita de alguns ajustes, no que se refere ao planejamento e desenvolvimento de algumas das atividades ofertadas e que o quadro de pessoal existente na mesma, bem como os espaços físicos, necessita de ampliação e/ou adequações para que o Programa seja gerido da melhor forma possível. Assim, faz-se necessário discutir e encontrar alternativas para que o objetivo de oferecer uma educação básica em tempo integral e, de qualidade, seja realmente alcançado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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