Narrativas da experiência de formação do apoiador matricial em saúde da família em um programa de residência multiprofissional integradaI
Abstract
O presente estudo se propõe a realizar a tessitura de uma narrativa sobre a o processo de formação do apoiador matricial, este enquanto recurso humano para o Sistema Único de Saúde, em um Programa de Residência Multiprofissional. Para tal realizou-se a coleta dos dados (fragmentos narrativos) em dois distintos momentos. O primeiro trata-se de análise documental das produções dos residentes geradas a partir de um projeto de intervenção cujo objetivo foi sistematizar as experiências e acepções resultantes do processo de trabalho dos residentes em Saúde da Família da primeira turma do PRMISPS/UFSM-RS, de modo a possibilitar aos residentes um espaço de reflexão e registros sobre suas experiências individuais e coletivas. O segundo momento constitui-se por entrevista semi-estruturada que aborda questões relativas à operacionalização do apoio matricial em Saúde da Família neste Programa de Residência. Para a composição do estudo utilizou-se a proposta de uso da narrativa enquanto metodologia de pesquisa qualitativa apresentada por Onocko e Furtado (2008), os estudos de Paul Ricouer sobre Tempo e Narrativa (1994), bem como pressupostos do Método Cartográfico (PASSOS, 2009). Para a escrita da narrativa, realizou-se sua divisão em três temas, quais sejam: Emaranhamento e Estranhamento; Sofrimento e Aprendizado e Emergência dos Sujeitos Implicados. Sendo que para este estudo, especificamente, abordou-se o material de pesquisa contido no primeiro tema: Emaranhamento e Estranhamento. Por fim, conclui-se ter sido possível abordar a temática da subjetividade na formação de recursos humanos, na busca por transformar a história potencial em história narrada, dando voz aos sujeitos responsáveis pela operacionalização das metodologias. Espera-se ter feito justiça à temporalidade humana por meio da narrativa desse “tempo intenso”.