Um estudo com professores de escolas públicas de Santa Maria sobre o conhecimento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Abstract
Esta pesquisa foi realizada em quatro escolas públicas estaduais na cidade de Santa Maria-RS, onde foram utilizadas, além do referencial teórico, entrevistas a quatro professores dos anos iniciais do ensino fundamental com o intuito de compreender seus conhecimentos sobre algumas das características do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) o qual atinge entre 3% e 6% dos alunos em idade escolar para assim aumentar as possibilidades de enfrentamento desta realidade. Durante a atuação nas escolas, proveniente de estágios durante a graduação pode-se perceber que há uma confusão no que tange ao entendimento dos professores em relação às dificuldades de aprendizagem e, em especial, ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Os resultados encontrados foram analisados qualitativamente, onde entende-se que há entre os professores dúvidas, indecisões e conclusões equivocadas a respeito do Transtorno de Déficit e Atenção e Hiperatividade. Somente um dos quatro professores soube definir o transtorno e reconhecer os sintomas do TDAH. Outro ponto importante destes resultados é que os professores que demonstraram conhecimento sobre esse tema, o adquiriram em cursos de pós-graduação ou na formação continuada, e nenhum dos entrevistados demonstrou ter aprendido este tema durante a graduação. Enfim, há a falta destes conhecimentos na formação básica enquanto educador, vindo a deixar durante a atuação escolar lacunas em aberto.
Collections
- Educação Física Escolar [200]