Contextos educativos na infância I
Resumo
A disciplina Contextos Educativos na Infância I, será abordada na perspectiva da integração dos conhecimentos científico-tecnológicos-educacionais. A lógica de sua produção seguiu os objetivos e o programa que constam no Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia – Licenciatura da UFSM e segue a mesma proposta da disciplina do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Visa a contemplar a discussão inicial sobre a infância e os contextos do atendimento institucional segundo uma abordagem sócio-histórica. Dessa forma, contemplamos os elementos históricos que configuraram o surgimento da infância na Europa e no Brasil, enfocando seus condicionantes políticos, sociais e antropológicos. Além disso, é enfatizada a natureza do trabalho educacional previsto para as crianças dos zero aos seis anos de idade pelas políticas públicas educacionais, ou seja, as orientações contidas na Política Nacional da Educação Infantil e pelos Parâmetros Nacionais para a Qualidade em Educação Infantil, dentre outros. Este material didático escrito foi elaborado tendo em mente que, em média, duas páginas implicam uma hora de estudo (leitura e resolução das tarefas propostas). Todas as aulas estão organizadas em três etapas: Desafio Inicial (DI), Melhor Solução Escolar no Momento (MSEM) e Desafio mais Amplo (DA). Nos desafios esperamos que o aluno escreva suas respostas no próprio material escrito. É fundamental perceber a ligação entre estes três momentos do material didático. Só assim, o aluno perceberá as orientações didático-metodológicas e a organização conceitual. Lembre-se: não é suficiente apenas ler o material. É indispensável a realização das atividades propostas (desafio inicial, exercícios de compreensão, atividades e desafio mais amplo), comunicar-se a distância pelo ambiente virtual e comparecer nos momentos presenciais agendados. Ao final das aulas, sempre serão propostos “exercícios de compreensão” (centrados na idéia central do texto) para serem resolvidos. Os objetivos gerais da disciplina são de analisar e discutir materiais didáticos; elaborar, implementar, avaliar e redimensionar propostas didático-metodológicas para a Educação Infantil. A carga horária destinada à teoria e à prática é de sessenta horas (60h) semestrais, ou seja, equivalente a quatro créditos semanais, podendo haver a necessidade de atividades práticas em escolas de Educação Infantil que atendam crianças na faixa etária prevista constitucionalmente. Algumas diretrizes gerais para a condução da disciplina: é essencial o material didático escrito. Ele foi elaborado como suporte principal para a aprendizagem a distância; potencializará interatividades com o ambiente virtual de ensino-aprendizagem (através de seu computador pessoal ou do polo conectado na Internet) e interação (mesmo virtual e a distância) entre os sujeitos escolares; é fundamental que o processo escolar seja orientado pelas atividades de estudo contidas neste material. Consequentemente, os mecanismos de avaliação serão dois tipos de avaliações escritas e ocorrerão: a distância, no ambiente virtual de ensino-aprendizagem (através da participação nos fóruns da disciplina, elaboração de diário eletrônico, envio de tarefas – desafios inicial e mais amplo, exercício de compreensão e atividades contidas no material didático escrito) e presencial (previamente agendada) no polo. Por fim, a referência ao cronograma da disciplina a ser acessado via Internet será apresentada no início do semestre letivo com o conjunto de atividades escolares a distância, proposta juntamente com os respectivos períodos de realização esperados.
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