dc.creator | Oliveira, Décio Luciano Squarcieri de | |
dc.date.accessioned | 2019-09-19T18:04:16Z | |
dc.date.available | 2019-09-19T18:04:16Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Décio Luciano Squarcieri de et al. História e educação I. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18313 | |
dc.description | Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura Pedagogia | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | * |
dc.subject | História | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Historiografia | por |
dc.title | História e educação I | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | A disciplina em questão, denominada História e Educação I – EAD 1057 compõe a grade curricular do Curso de Pedagogia Licenciatura Plena a Distância – UFSM/UAB, determinada para ser lecionada no 5º semestre. Sua carga horária, de 60 horas/aula, estrutura-se sobre o objetivo de possibilitar ao professor(a) de Pedagogia conhecimentos necessários para trabalhar a disciplina de História na Educação Básica, tanto na Educação Infantil como nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Sua oferta oferece conceitos da disciplina de História, seus instrumentos de trabalho para organizar e interpretar o conhecimento histórico, bem como seu aporte teórico em conjunto com as orientações ideológicas da Educação. A abordagem da disciplina segue orientações qualitativas, compreendendo o aluno e o professor ambos na condição de sujeitos, para a construção dos processos de conhecimento da História. A Unidade A aborda os conceitos iniciais para se estudar o campo de conhecimento denominado História, bem como a construção dos saberes que são organizados na disciplina de mesmo nome. Seus capítulos pretendem discutir significados, terminologias, elencar seus objetos tempo, fatos – e os sujeitos de seu estudo, bem como especificar o uso das fontes documentais. Na Unidade B, adentramos nas concepções teóricas – filosóficas que fornecem elementos necessários à interpretação dos eventos e das manifestações dos sujeitos sociais, procurando trabalhar em conjunto
com as tendências pedagógicas da Educação a fim de aproximar essas duas áreas do saber. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO | por |