A conformação do perfil generalista do profissional da comunicação
Visualizar/ Abrir
Data
2015-12-16Autor
Felchilcher, Jordana Dambros
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho debate acerca da conformação do perfil generalista do profissional da comunicação a partir, principalmente, dos conceitos de campo, estilo e consumo. Acreditamos que a análise e estudo sobre essa temática se faz pertinente não só por evidenciar os tipos de profissionais que o Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria forma, mas também em razão da situação atual da economia e do mercado de trabalho brasileiro. Dessa forma, devido à complexidade que o nosso objeto de estudo possui, característica da área da comunicação, utilizamos a cartografia como suporte teórico-metodológico. Assim pudemos nos aproximar do nosso objeto e explorar de forma mais pertinente e completa todas as suas relações. A partir dessa metodologia utilizamos os passos que caracterizam a atenção do cartógrafo que, segundo Kastrup (2007), são o toque, rastreio, o pouso e o reconhecimento atento. Somado a isso, utilizamos entrevistas como técnica de apoio, de forma a tornar o desenvolvimento da presente pesquisa a mais completa possível. Assim, conforme as etapas da cartografia citadas acima, as entrevistas, que foram divididas em duas etapas, fazem parte do nosso pouso e a análise das respostas, o reconhecimento atento. Após termos feito esse reconhecimento atento, não só das entrevistas, mas também dos outros pousos que determinamos para cada etapa do presente trabalho, pudemos concluir que assim como a base de formação do comunicólogo é múltipla e abrangente, também o perfil pessoal e profissional formado no Curso de Comunicação Social segue essa lógica.