Propaganda intrusiva versus propaganda interativa: um estudo sobre a Netflix no cenário midiático atual
Resumo
Este trabalho objetiva analisar a nova dinâmica de assistir televisão proposta pela Netflix e identificar as estratégias publicitárias interativas utilizadas pela marca, investigando de que maneira ela atua no cenário midiático, seus formatos e como acontece o relacionamento com seus consumidores. Primeiramente, foi feita uma revisão teórica a fim de montar um panorama histórico da televisão no Brasil, pontuando seus principais marcos tecnológicos e, também, as mudanças sociais proporcionadas por ela desde seu advento até seus formatos atuais multimidiáticos e sob demanda. Em seguida, é apresentado um panorama do surgimento da publicidade seguido de conceitos sobre a publicidade intrusiva e a publicidade interativa. Através de estudo aliado a aspectos de análise de discurso mediada por computador e pesquisa bibliográfica, realizou-se uma análise da plataforma de serviço de vídeo sob demanda Netflix e também de sua interação com os consumidores em redes sociais. Os resultados encontrados permitem identificar que a marca Netflix entende muito bem a dinâmica da interatividade na internet e sabe engajá-la com maestria e criatividade. Além disso, puderam-se observar alterações nos modos de consumo da televisão tradicional e, também, da lógica tradicional da cadeia de distribuição e consumo de propaganda no cenário contemporâneo, a fim de atingir o público de forma mais simples, interativa e eficaz.