Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMiranda, Fernanda Alves Carvalho de
dc.creatorKrüger, Juliana
dc.date.accessioned2019-10-30T15:42:24Z
dc.date.available2019-10-30T15:42:24Z
dc.date.issued2019-08-15
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18714
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Reabilitação Físico-Motora, RS, 2019.por
dc.description.abstractIntroduction: Although death is a frequent theme in health education and professional practice, it is approached in a measured manner, and professionals should receive encouragement and help to reflect on the theme, as well as technical training that enables them to assume their responsibilities to their patients. In this perspective, although not exclusive to the proximity of death, Palliative Care (PC) is the theme of this specialization course conclusion work. Objective: To analyze the teaching related to PC in undergraduated pshysioterapy. Methods: This research is descriptive, exploratory and with a qualitative approach. The curriculum was evaluated through documentary analysis, as well as the students' perception through interviews, which were analyzed using the Collective Subject Discourse. Results: Three disciplines adressed themes pertinent to PC, and the interviews demonstrated the humanized view of the students and the awareness of the multidisciplinar work, however, there’s a predominant sense of lack of security for the care of terminal patients. Conclusion: PC teaching is reaching the objective of providing technical knowledge of terminal concepts, but still presenting gaps in the practice and development of safety perception.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCuidados paliativospor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectMortepor
dc.subjectPalliative careeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectFormationeng
dc.subjectDeatheng
dc.titleCuidados paliativos na formação: currículo e percepção dos discentespor
dc.title.alternativePalliative care in the formation: curriculum and student perceptioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationReabilitação Físico-Motorapor
dc.description.resumoIntrodução: O tema morte, apesar de frequente na formação e prática profissional na área da saúde, é abordado de forma comedida, e os profissionais deveriam receber estímulo e auxílio para a reflexão sobre o tema, além de capacitação técnica que os habilite a assumir suas responsabilidades diante de seus pacientes. Nesta perspectiva, apesar de não ser exclusivo à proximidade da morte, surgem os Cuidados Paliativos (CP) tema deste trabalho de conclusão de curso de especialização. Objetivo: Analisar o ensino referente aos CP na graduação em um curso de fisioterapia. Métodos: A presente pesquisa é descritiva, exploratória e com abordagem qualitativa. Foi avaliado o currículo, por meio de análise documental, bem como a percepção dos discentes, por meio de entrevistas, que foram analisadas utilizando a estratégia metodológica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Três disciplinas abordaram temas pertinentes aos CP, e as entrevistas demonstraram a visão humanizada dos discentes, a consciência do trabalho multidisciplinar, porém a predominante falta de segurança para atendimento a pacientes terminais. Conclusão: O ensino dos CP está atingindo o objetivo de fornecer o conhecimento técnico de conceitos da terminalidade, porém, ainda apresentando lacunas quanto à prática e o desenvolvimento da percepção de segurança.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto