O ensino fundamental de nove anos e a gestão pedagógica: reflexões em torno da implementação do bloco de alfabetização
Resumo
Neste estudo, desenvolvido no curso de especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria/RS, enfocamos a organização do trabalho docente a partir da implementação do bloco pedagógico. Nosso objetivo geral foi compreender como ocorre a gestão pedagógica dos processos de escolarização no Ciclo de Alfabetização desde a implementação do Ensino Fundamental de nove anos. Tivemos como contexto de investigação uma escola municipal de Santa Maria e os sujeitos participantes foram as professoras do bloco de alfabetização e a coordenadora pedagógica. Esta pesquisa é qualitativa narrativa sociocultural, para a qual utilizamos os estudos de Vygotski (1988, 1991, 2012), Bauer e Gaskell (2002), Bolzan (2002 -2017), Ferreiro (1999, 2011, 2013), Lück (2008, 2009, 2014) como aporte teórico metodológico. A partir do levantamento de dados, produzimos gráficos e reconhecemos taxas de aprovação e reprovação desde o ano de 2007, e utilizamo-nos de narrativas como elementos para reconhecer a gestão pedagógica em meio aos índices. Por meio delas, elencamos duas categorias: docência alfabetizadora e o trabalho pedagógico e a gestão no bloco de alfabetização. Pudemos evidenciar, através das narrativas, que o planejamento não acontece de maneira compartilhada entre as professoras pois a escola não dispõe de um tempo para isso. São muitos os desafios encontrados, como a inclusão, o uso da tecnologia e a falta de comprometimento das famílias com a escolarização das crianças. Além disso, as curiosidades infantis são elementos propulsores para o desenvolvimento do trabalho docente, buscando diminuir os elevados índices de reprovação no 3º ano a partir de atividades lúdicas, como o brincar, e o uso de diferentes materiais e espaços para aprender de maneira exitosa.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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