dc.contributor.advisor | Campos, Rosana Soares | |
dc.creator | Rezende, Janete Soares | |
dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:22:34Z | |
dc.date.available | 2019-11-06T13:22:34Z | |
dc.date.issued | 2015-12-20 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18816 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The discussion that takes place in the context that deals with the behavior
and characteristics as regards the family, has been transformed through the ages
following the religious, economic and socio-cultural changes. The family originated in
ancient Rome, in Western culture, has several concepts: from groups of same blood
to the primary cell of society. The school with the family form the second most
important institution in the development of an individual accompanying the updates
and demands of the globalized world and the school today and plural space of social
interaction.
This study has the general objective to understand the importance of
family in the school context and participation in social and educational development
of children. For a reflection about the family and school institutions have tried to
understand the importance and relevance of the relationship of the same main
institutions responsible for the formation of social groups, and the forming family of
the individual and the complementadora school seamlessly process by setting limits
and adjusting to the new implications of today's society that is constantly changing.
Although this partnership is in building the school showed to society the
importance of family in school, the object of analysis and reflection of this study. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Instituição | por |
dc.subject | Mudança | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Institution | eng |
dc.subject | Change | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.title | A importância da família na escola | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Jaguarão, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | A discussão que se estabelece no contexto que trata sobre o
comportamento e características no que diz respeito a família, vem transformandose
através dos tempos acompanhando as mudanças religiosas, econômicas e
socioculturais.A família originada na Roma antiga, na cultura ocidental, possui vários
conceitos: desde grupos de mesmo sangue à célula primária da sociedade. A escola
juntamente com a família forma a segunda instituição mais importante no
desenvolvimento de um indivíduo acompanhando as atualidades e demandas do
mundo globalizados sendo a escola hoje plural e espaço de interação social.
O presente trabalho tem como objetivo geral compreender a importância
da família no contexto escolar e a participação no desenvolvimento sócio-educativo
dos filhos. Mediante uma reflexão a cerca das instituições familiar e escolar
procurou-se compreender a importância e relevância da relação das mesmas como
principais instituições responsáveis pela formação dos grupos sociais, sendo a
família formadora do indivíduo e a escola complementadora do processo de forma
integrada, definindo limites e ajustando-se às novas implicações da sociedade atual
que se encontra em constante transformação.
Ainda que essa parceria se encontre em construção a escola mostrou
para a sociedade a importância da família na escola, objeto de análise e reflexão
deste estudo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |