A educação ambiental como ferramenta no ensino da Matemática
Fecha
2012-02-29Autor
Garcia, Aldiara Fernanda Pavão
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A matemática destaca-se por seruma disciplina de imensa preponderância na vida dos estudantes, apresentando conteúdos abstratos e sem contextualização concreta na visão dos alunos. Diante desta grande dificuldade em relacionar a matemática da escola com os problemas da realidade, buscando melhoraresta prática tradicional e fazer com que ela possa gerar entusiasmo, participação, questionamento e reflexão nos alunos, desenvolveu-se o presente trabalho. Tendo como objetivoutilizar a Matemática como ferramenta de interação com as questões da educação ambiental na escola.As atividades foram desenvolvidas com as crianças da 5ª série da Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, situada em Santa Maria – RS. Como metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho, utilizou-se o estudo bibliográfico, exploratório e estudo de caso. A fim degerar a interação entre a matemática e a educação ambiental, foram exploradas atividades quetiveram como temática a água e a radiação solar, que despertaram nos alunos sua importância e seus respectivos riscos à saúde. Dessa forma ressaltou-se a importância da modelagem matemática como uma nova estratégia de ensino-aprendizagemutilizada.Percebendo-se também que seria possível investir na capacitação dos professores regentes na escola para trabalharem com a modelagem matemática e as questões ambientais. Sendo assim, analisou-se o quanto trabalhar com a educação ambiental nas escolas é importante, pois esta estratégia foicapacitada para envolver os alunos com as situações reais e conseguiu desenvolver nestes a compreensão do mundo em que vivem e o posicionamento nele de forma crítica e ecologicamente consciente.
Colecciones
- Educação Ambiental [191]