Juventude feminina e a divisão sexual do trabalho no curso técnico em informática integrado ao ensino médio do IFFAR – Campus São Borja
Resumo
Esta Dissertação de Mestrado, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em
Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) trata da juventude
feminina e da educação profissional integrada ao ensino médio e tem como questão
de pesquisa: quais as relações que se estabelecem entre as jovens estudantes do
Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio do IFFAR campus São Borja
em razão da divisão sexual do trabalho? Com o objetivo geral de analisar as relações
que se estabelecem entre as jovens estudantes do Curso Técnico em Informática
integrado ao Ensino Médio do IFFAR campus São Borja em razão da divisão sexual
do trabalho, os objetivos específicos são: a) buscar como a legislação brasileira e as
políticas públicas para a educação estruturaram ao longo do tempo o ensino médio
integrado à educação profissional; b)verificar como ocorre a construção histórica das
profissões tradicionalmente ocupadas pelos homens no mundo do trabalho e a sua
relação com as jovens estudantes; c) levantar dados sobre o local da pesquisa, a sua
criação, concepção e objetivos da instituição e dos cursos de ensino médio integrados
à educação profissional; d) traçar o perfil das jovens estudantes do ensino médio
integrado da escola de educação profissional de São Borja em que ocorrerá a
pesquisa; e) Identificar as relações que se estabelecem entre as jovens estudantes
da escola, os colegas do sexo masculino, os/as docentes e a equipe diretiva a partir
do seu local de fala, dando ênfase ao protagonismo juvenil. Como principais
referências teóricas trabalha-se com Dayrell (2003), Peralva (1997), Gil (2011), Weller
(2012 e 2014), Manfredi (2002), Moura (2010), Frigotto et al (2005), Bourdieu (2003),
Perrot (2009), Saffioti (2013 e 2015), Louro (2013 e 2014), Butler (2016), entre outros.
A metodologia adotada tem como base epistemológica o feminismo e se desenvolve
por meio de pesquisa empírica. O método de pesquisa é qualitativo e a abordagem é
feita pelo estudo de caso. A técnica de coleta de dados consistiu em pesquisa de
opinião realizada com 38 jovens estudantes do curso técnico em informática do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha no mês de julho de
2017. O tratamento dos dados foi feito por meio de análise de conteúdo. Nos
resultados verificou-se que as estudantes não percebem a divisão sexual do trabalho
em seu curso, apesar de manterem discursos e práticas que segmentam e dividem a
organização social por gêneros.
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