Formação de professores de física na educação profissional e tecnológica: o uso de jogos didáticos como ferramenta mediadora para a prática docente
Resumo
Pesquisas na área de formação de professores e no ensino de ciências têm demonstrado que a
dificuldade para aprender conceitos científicos em sala de aula pode estar relacionada à maneira pela
qual o professor desenvolve os conteúdos. Dessa forma, os jogos didáticos e atividades lúdicas, se
bem explorados, podem funcionar como ferramentas mediadoras fundamentais para o processo de
ensino-aprendizagem, transformando-se em uma das melhores alternativas para auxiliar nesse
contexto. O presente trabalho tem o objetivo de introduzir os jogos didáticos como ferramenta
complementar da formação dos professores, do componente curricular de Física, em uma instituição
de Educação Profissional e Tecnológica, além de identificar possíveis relações do processo de
construção dos jogos didáticos com os Saberes Docentes (TARDIF, 2014). Definiu-se a escolha do
curso de Licenciatura em Física do IFET Farroupilha – Campus de São Borja/RS e, para as
intervenções com a aplicação dos jogos didáticos, realizou-se uma pesquisa qualitativa, na
modalidade pesquisa-ação (GIL, 2002), e utilizou-se o componente curricular obrigatório de Prática de
Ensino de Física (PeCC III - Prática enquanto Componente Curricular III e PeCC VI – Prática
enquanto Componente Curricular VI), ofertados no 1º semestre e 2° semestre de 2018,
respectivamente. Participaram das atividades 24 licenciandos e a coleta de dados se deu na forma de
narrativas obtidas através de questionários e entrevistas semiestruturadas que, posteriormente, foram
interpretadas de acordo com a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Verificou-se a eficácia do
processo de construção dos jogos didáticos como ferramenta de suporte para a formação de
professores, visto que o uso dos jogos trouxe uma perspectiva de mudança da sua própria prática
docente, quando comparado aos modelos que foram submetidos em sua trajetória acadêmica. Essa
proposta está alicerçada no contexto da transformação do excesso de informações, muitas vezes de
difícil compreensão, em aprendizagem proativa e prazerosa, explorando não só as competências no
âmbito da comunicação, das relações interpessoais e do trabalho em equipe, mas principalmente
dando significado aos conteúdos da componente curricular de Física. Para isso, fez-se uso de jogos
didáticos na formação inicial dos licenciandos em Física, desde a proposta inicial até a aplicação da
versão final do jogo, produzido por cada grupo, como mediadores para a melhor compreensão dos
conteúdos de Física estudados, evidenciando o gosto pela utilização dos mesmos nas aulas em que
os futuros professores estiverem inseridos. Dessa forma verificou-se que o processo de criação dos
jogos didáticos incentivaram os futuros professores, no seu contexto profissional, ao protagonismo na
autoria e na apropriação do material didático que farão uso, além de propiciar um ganho no
desenvolvimento dos saberes docentes dos professores em formação, visto que o processo de
criação dos jogos exige um pensamento coletivo para seu desenvolvimento. O saber experiencial e o
saber da formação profissional foram destacados através do primeiro contato com as turmas,
enquanto o saber disciplinar e o saber curricular tiveram seu destaque através da delimitação do tema
e da escolha das questões para a criação do jogo didático adequado para a série com a qual cada
um dos grupos esteve inserido.
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